Saúde

Como Manter a Saúde do Cérebro em Dia – Dicas

Como Manter a Saúde do Cérebro em Dia melhorando a concentração, agilidade de raciocínio.  A maneira para preservar ou melhorar o desempenho do cérebro esta em adotarmos algumas mudanças de hábitos e de alimentação.

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Nosso cérebro é uma máquina perfeita composta por neurônios e células da Glia que são células auxiliares com a função de dar suporte ao funcionamento do sistema nervoso central (SNC).  No cérebro armazenamos todas as nossas experiências e memórias que é a essência do que somos. É no interior do cérebro humano que acontecem as mais variadas situações, tais como: percepção, imaginação, pensamentos, julgamentos, decisões, etc. Doenças como o estresse, a hipertensão, o colesterol, a obesidade, entre outras podem levar a acidentes neurovasculares que muitas vezes causam dor de cabeça, originada de um dia cheio de estresse e ansiedade. 

Abaixo compartilhamos algumas dicas para manter a saúde do cérebro em dia:

Dormir bem: Dormir menos que é necessário dormir mal causa problemas no desempenho intelectual, na memória e na concentração. Um adulto, precisa aproximadamente de sete a oito horas de sono por dia. Para algumas pessoas este período pode ser maior ou menor. Uma maneira de conhecer o seu tempo ideal de sono é observar quanto dorme sem despertador em um dia de folga. Procure deixar o quarto aconchegante, não o use como local de trabalho e evite beber álcool ou cafeína à noite. Se apresentar problemas como insônia e apneia o indicado é que procure um médico.

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Bebida alcoólica: O álcool certamente não é um amigo do cérebro. Quando ingerido em excesso, pode levar até as lesões cerebrais. Isso ocorre principalmente com os alcoólatras.  

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Alimentação: Uma dieta balanceada onde faça parte alimentos de todos os grupos. Deve-se evitar consumir muitas gorduras, e ainda menos alimentos industrializados, pois eles a longo prazo prejudicam a saúde do cérebro.

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Compartilhamos abaixo os elementos químicos recomendados pelos nutricionistas:

– Triptofano que é elemento básico para nossa aprendizagem. Ele é encontrado em alimentos como peixes, ovos, frutos secos, banana, abacaxi e abacate.

– Colina são ricos nestes elementos a soja e o ovo e ela é fundamental para a transmissão dos impulsos nervosos para os músculos.

 – L-glutamina responsável por construir o ácido gamma-aminobutírico (GABA) no cérebro, auxiliar do bom humor. É encontrada nas sementes de gergelim e girassol.

– Flavonoides:  elementos básicos para sinapse dos neurônios auxiliam a reduzir o envelhecimento neuronal e melhoram a memória. São encontrados nos feijões, no chocolate e no vinho tinto.

– Ácido alfa lipóico que é essencial para os neurônios no combate ao estresse e neutralizando os radicais livres. Estão presentes nos vegetais verdes, como o espinafre, o alface, a couve e os brócolis.

– Vitamina E auxilia na atividade neuronal e previne a oxidação das membranas neuronais. A vitamina E pode ser encontrados no curry, aspargos, abacate, nozes, azeitonas e azeite de oliva.

Atividade física:  A atividade física é muito importante porque aumenta o  bem-estar, diminui a ansiedade e trabalha condições importantes do cérebro promovendo exercício mental.  O ideal é praticar atividade física ao menos trinta minutos por dia. Pode ser exercícios leves como a caminhada.

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Reserva cognitiva: Tudo o que vivenciamos e experimentamos até mesmo o que sofremos faz parte de nosso “armazém cerebral”, são estas lembranças que auxiliam no nosso crescimento e mantém um lugar para buscarmos memórias, emoções, onde aprendemos a tomar decisões baseados em tudo que vivemos. A reserva cognitiva protege contra o envelhecimento prematuro porque forma novas conexões cerebrais que fortalecem nossa massa neuronal. Quanto mais conexões, mais tecidos novos, portanto, maior será a proteção contra possíveis doenças.

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Relaxar: O estresse mental prejudica todo o organismo principalmente o cérebro. Há longo prazo, pode aumentar o risco de insônia, depressão e ansiedade. Para evitar esta situação é muito importante fazer o relaxamento, para isso, faça uma atividade que lhe de prazer como a ioga, dança, natação ou caminhada.

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Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Procure manter seu cérebro em atividade e utilize estas dicas compartilhadas para que ele fique sempre saudavel!! Deixe seu comentário.

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