Como Identificar a Perda Auditiva em Crianças – Quais as Manifestações
A perda de audição é um grave problema que pode afetar as crianças, principalmente nos primeiros anos de vida. É necessário que os pais estejam sempre atentos aos sinais dos filhos, e caso suspeite de alguma perda auditiva, procure um especialista. Quanto mais cedo o problema for diagnosticado, melhores as opções de tratamento e, em casos do primeiro ano de vida da criança, maiores as chances dela desenvolver a fala.
Quando os bebês nascem, eles são submetidos a exames de audição para detectar problemas auditivos. Porém, mesmo que estes exames não mostrem qualquer alteração na audição, alguns problemas podem surgir conforme a criança cresce. Confira alguns sintomas que as crianças apresentam e como identificar a perda auditiva.
Quais as Manifestações da Perda Auditiva em Crianças
O desenvolvimento normal da audição acontece da seguinte forma:
- Os recém-nascidos geralmente reagem em resposta a barulhos muito alto, como expressões de medo, saltos e etc. Também já identificam a direção do som, pois mexem a cabeça na direção do que ouve.
- Com dois meses de idade a audição do bebê melhora e ele é capaz de ouvir diferentes tons e intensidade.
- No período de três a quatro meses de idade, o bebê começa a reconhecer a voz dos pais e emitem sons semelhantes à consoantes ou vogais.
- Durante o quinto e o sexto mês, a criança começa a rir e os barulhos emitidos começam a se parecer com palavras.
- No oitavo e nono mês, o bebê começa a relacionar gestos com palavras e começa a compreender.
- De onze a um ano, o bebê começa a entender palavras mais simples e começam a dizer as primeiras palavras, como "mama" ou "papai".
Será necessário buscar auxílio de um especialista em casos de: histórico familiar de problemas de audição; doença grave que pode levar a perda auditiva como meningite; tomou medicamentos que podem ter perda auditiva como efeito colateral, como ototóxicos; não responde a coisas que são ditas; fica muito tempo procurando de onde vem o som; começa a falar mais tarde que outras crianças; para crianças maiores quando pedem para repetir com frequência o que estão falando, ou possuem um baixo rendimento escolar.
Caso note algum desses sinais, ou comportamento estranho na fala do seu filho e demora de entender o que estão falando, procure um médico.
Big1News, trazendo o melhor para você. Não se esqueça de deixar o seu comentário.
Seja o primeiro a comentar!