Diversos Utilidade Pública

Como Fazer Para Alterar o Nome de Batismo – Informações

mudança -de-nomeO nome é uma das coisas mais importantes que levamos com conosco, ele é para vida inteira é o que você vai ouvir para o resto de seus dias, e o que acontece com quem não gosta dele? Foi pensando nessas pessoas que hoje trouxemos as informações que você precisa saber para mudar ou alterar o seu nome de batismo. Até pouco tempo atrás não se sabia se era possível fazer alguma alteração no nome por questões burocráticas, por meio de uma nova recapitulação foi constatado que pode haver sim uma mudança no nome de algumas pessoas. Para isto é preciso seguir alguns procedimentos que não são considerados muito difíceis.

É importante frisar que a lei brasileira diz que são em alguns casos que pode haver esta mudança, é necessário que você verifique se o seu nome entra nesta lista. Caso o seu nome se encaixe nos requisitos que lei prevê é preciso entrar na justiça com um processo de mudança de nome de batismo, e cada caso requer um procedimento diferente. Para que seu nome seja mudado ele deve se encaixar dentro destas seguintes classes: erro de grafia, exposição ao ridículo, mudança de sexo, vitimas e testemunhas. Confira as informações para você realizar a mudança de nome.

Informações – Como Fazer Para Alterar o Nome de Batismo

Erro de Grafia:

Alguns nomes possuem erros na escrita, como duas letras repetidas ou trocadas, isso acontece muito em nomes de origem estrangeira, para você fazer a correção do mesmo é preciso ir até o cartório em que foi registrado e pedir a alteração por meio de uma petição assinada por você ou por um procurador.

Exposição ao Ridículo:

Existem nomes que viraram um castigo para quem o possui, é motivo de chacota entre os amigos, se este é o seu caso você pode pedir a mudança a qualquer momento, apresentando uma petição à Vara de Registros Públicos. A petição deve ter justificativa bem fundamentada, argumentando e provando que o seu nome causa constrangimento. Outra opção é você levar petição para o cartório e se o escrivão concordar, ele mesmo encaminha para o juiz.

Mudança de Sexo:

Depois que a mudança de sexo foi autorizada a ser feita pelo SUS, a mudança do nome foi automaticamente admitida por questões lógicas. A pessoa deve apresentar o comprovante da mudança de sexo junto com a petição à Vara de Registros Públicos.

Vitimas e Testemunhas:

Para pessoas que precisam se esconder no caso mais extremo, de possíveis criminosos por ter sido vitima ou testemunha de algum crime. O Programa Federal de Assistência a Vitimas e Testemunhas Ameaçadas prevê a substituição do nome de batismo, imediatamente que a pessoa entra para o programa. Depois que a ameaça for comprovada que não existe mais a pessoa pode pedir ao juiz para que volte ter o antigo nome.

Esses são os casos que possibilitam a mudança de nome, se por ventura o seu se enquadra entre agora mesmo com processo de mudança ou alteração de nome.

Big1News, trazendo o melhor para você. Não se esqueça de deixar o seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.