Como Fazer a Criança Deixar a Chupeta – Dicas
Depois de completar três anos o ideal é que a criança largue a chupeta.
Muitas crianças continuam a chupar chupeta até cinco ou seis anos porque se sossegam e conseguem controlar melhor o estresse em situações difíceis como ir à escola ou creche fazer uma passeio de muitas horas no veículo, etc.
São muitas as razões para que a criança deixe de chupar chupeta. Recentemente um estudo apontou que crianças que largaram a chupeta tinham 33% menos chance de infecção no ouvido médio.
A chupeta também é prejudicial no desenvolvimento da fala da criança, o ato de sugar faz com que a boca não fique em sua posição natural, o que dificulta o desenvolvimento dos lábios e dos músculos da língua.
Algumas dicas para seu filho deixar a chupeta:
Aos poucos:
Vá diminuindo o tempo em que ele fica com a chupeta. Deixe usar durante o sono e proíba quando fizer uma visita. É uma forma de começar a se desacostumar.
Tire o prendedor
Não prenda mais a chupeta com o prendedor na roupa da criança, dificulte o máximo possível o uso.
Tirar da boca ao falar:
Exija que ele tire a chupeta da boca toda vez que for falar diga que não esta compreendendo o que ele esta falando e nunca se esforce para entender. Não ceda.
A troca:
Se o seu filho ainda for um bebe troque por alguma coisa que ele goste ou que se interesse em colocar na boca.
Não jogue fora a chupeta:
É importante que ele participe da atitude de jogar fora a chupeta assim é mais fácil chamar atenção para o combinado.
Não desista:
No começo vai ser difícil fazer com que a criança desapegue da chupeta. Mas não desista e tenha paciência, diga que o que combinou tem de ser feito nunca esqueça que quem apresentou a ela a chupeta foi você. Leva um pouco de tempo e se você se empenhar vai conseguir.
Gosto ruim:
Não troque a chupeta deixe-a ficar velha e com gosto ruim é uma forma da criança largar porque acabou o gosto bom.
Discurso coerente:
Alerte os parentes mais próximos que tomaram a decisão da retirada da chupeta para que participem e mantenham coerência com suas decisões não confundindo a criança.
Não use condimentos:
Muitos acham que colocar pimenta ou outro condimento ajuda a criança largar a chupeta, fazendo isso pode fazer mal a criança mesmo que se use quantidades mínimas causando irritação na gengiva, língua e ainda causar enjoos.
Marque o dia:
Faça o dia oficial de largar a chupeta, dê preferência a uma data comemorativa e a criança pode lhe dar a chupeta de presente. Jogue fora imediatamente para que não tenha a tentação de devolver fazendo com que a criança ache que sempre que pedir você vai ceder.
Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você.
Gostou da matéria?
Deixe seu comentário.
Seja o primeiro a comentar!