Saúde

Como Evitar o Esquecimento – Causas e Como Tratar

como-evitar-esquecimentoMuitas pessoas se queixam que suas memórias são fracas e vivem esquecendo as coisas, desde eventos importantes como reunião no trabalho ou um aniversário, como coisas simples do dia-a-dia. E quando falamos em esquecimento, sempre imaginamos as principais causas que são níveis altos de estresse e doenças que causam demência. Mas na verdade há outros fatores para o esquecimento e a perda de memória, que não são tão graves e que podem ser tratados ou evitados.

Causas do Esquecimento

Álcool: bebidas alcoólicas são prejudiciais para a memória quando ingeridas com muita freqüência, pois o álcool é capaz de intoxicar a região do cérebro responsável por solidificar a lembrança, chamada hipocampo. Por isso, consuma bebidas moderadamente.

Depressão: a falta de dois neurotransmissores chamados norepinefrina e serotonina estão ligados à doença da depressão, pois essas substâncias são responsáveis pelo bom funcionamento do cérebro e a falta delas pode causar problemas de memória.

Menopausa: mulheres no período da menopausa sofrem com a perda do estrogênio e consequentemente, o efeito protetor desse estrogênio sobre os neurotransmissores que resulta na perda de memória.

Tireoide: os principais sintomas desse problema são o ganho de peso e a depressão. Mas a falta de tiroxina causada pela tireoide, interfere no funcionamento das células do organismo, fazendo com que o cérebro funcione mais devagar.

Hipertensão: na hipertensão ocorrem obstruções nos vasos sanguíneos que irrigam o cérebro, fazendo com que o sangue circule com dificuldade e afeta o funcionamento de células da região.

Como Tratar

Há algumas formas de prevenir e evitar a perda de memória. Veja algumas medidas que podem ser tomadas.

Na depressão: quando a pessoa dá ênfase às recordações ruins, alguns hormônios deixam de funcionar como deveriam. Para exercicios-para-evitar-esquecimentoas pessoas que já possuem a doença, podem repor os hormônios através de medicamentos receitados por um médico, que ajudam a controlar a perda da memória.

Perder ou manter o peso: uma alimentação saudável e manter o peso ideal, ou o mais perto possível disso, melhora a capacidade da pessoa em não esquecer.

Pare de fumar: principalmente os hipertensos, quando fumam, podem ter a forma que guarda os fatos afetados pelo uso de tabaco. Além disso, essas pessoas correm mais risco de desenvolverem doenças circulatórias como aterosclerose, que resultam em uma menor circulação de sangue no cérebro e consequentemente, na perda da memória.

Malhar: andar, pedalar, correr, dançar, praticar musculação, diminui os riscos de doenças circulatórias e melhoram a circulação de sangue e do organismo. Logo, melhora também nossa capacidade de recordar.

Exercitar o cérebro: essa medida serve para qualquer pessoa e em qualquer idade. Exercitar o cérebro praticando a leitura, estudando, ou jogos que estimulam a memória e o raciocínio faz com que o indivíduo tenha menores probabilidades de desenvolver problemas cognitivos.

Big1News, trazendo o melhor para você. Não se esqueça de deixar o seu comentário. 

Print Friendly, PDF & Email
Últimas Pesquisas:
  • como combater o esquecimento
  • Como tratar o esquecimento
  • esquecimento como tratar
  • como evitar esquecimento

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

2 Comentários

  1. josiel disse:

    são bouas dicas e faceis de fazer,não custa tentar.

  2. valneide disse:

    Eu tenho 38 anos e sou muito esquecida queria saber porquer?

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.