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Como Escrever um Currículo – Dicas e Como Fazer

Atualmente a concorrência no mercado profissional é muito grande e para conseguir uma boa oportunidade de emprego ou crescer profissionalmente, é necessário se destacar entre os demais. Quando se concorre a uma vaga de emprego, por exemplo, o currículo é a principal forma de você conseguir se destacar, pois é através dele que a avaliação do candidato à vaga é feito. Mas como fazer um bom currículo? Muitas pessoas tem uma certa dificuldade na hora de escrever suas experiências profissionais e todas as informações relevantes. Por isso, trouxemos algumas dicas que vão ajudar você na hora de escrever seu currículo e concorrer a uma boa vaga de emprego.

Dicas de Como Escrever um Currículo

O currículo – ou curriculum vitae, como é formalmente conhecido – funciona como uma carta de apresentação do profissional para a empresa. Nele deve ser escrito as informações relevantes como dados pessoais, nível de escolaridade, experiências profissionais e extra-curriculares, entre outras.
Há quem acredite que o currículo não é levado a sério ou que as informações contidas ali não são levadas a sério, e para se destacar, acabam inventando dados falsos, como cursos que nunca fez, idiomas que diz ter fluência mas não possui verdadeiro conhecimento. Isso é algo que não deve acontecer, pois você precisa concorrer ao emprego de forma justa e honesta, pois caso seja aprovado, terá que mostrar o que realmente sabe.
Na elaboração de um currículo é necessário três conceitos básicos: verdade, simplicidade e eficiência. A verdade é como foi afirmado ali em cima, colocar apenas os conhecimentos e experiências que você realmente possui e nunca inventar informações. A simplicidade e eficiência também conta muitos pontos, então não faça um currículo muito confuso ou complexo de entender, quanto mais simples e objetivo, melhor.
Sempre preste atenção na escrita, pois um currículo não deve conter erros de português, concordância ou escrita.

Como Fazer

A estrutura do currículo é bem simples e segue abaixo quais são as principais categorias na hora de elaborar:
Cabeçalho: É nessa parte que você informa seus principais dados, como nome completo, endereço completo atual, telefones para contato, naturalidade e nacionalidade, e-mail atual, data de nascimento e estado civil.
Objetivo: É onde você informa qual o objetivo na empresa, como por exemplo o cargo pretendido.
Qualificações e Características: Deve conter algumas informações sobre você, como suas características pessoais e profissionais.
Formação Acadêmica: Escreva qual seu nível de escolaridade, além de faculdades, cursos de aperfeiçoamento e pós-graduação cursados por você.
Conhecimentos e Especialidades: Escreva nessa parte quais tecnologias e ferramentas você conhece, qual seu nível de conhecimento e com qual delas já trabalhou.
Experiência Profissional: Coloque as últimas experiências profissionais, geralmente as últimas três experiências. Informe a empresa, o cargo e o período em que trabalhou.
Líguas: Coloque os idiomas que domina e qual o nível de conhecimento em cada um deles.
Outras informações: Caso queira acrescentar com maiores informações, como experiências extra-curriculares ou intercâmbios.

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