Diversos

Como Aproveitar e Reciclar Vários Itens – Dicas

Como Aproveitar e Reciclar Vários Itens  no dia a dia evitando assim o numero altíssimo de lixo coletado nas grandes cidades. Algumas atitudes podem ajudar a diminuir os quilos de lixo e os programas de reciclagem criados pelo governo já ajudam, mas ainda é muito pouco.

Como Aproveitar e Reciclar Vários Itens - Dicas

Dicas de Como Aproveitar e Reciclar Vários Itens

Os programas de reciclagem necessitam também da ajuda da população que pode adotar alguns princípios na hora de descartar seu lixo domestico. Prestando a atenção no desperdício de alguns materiais e também no reaproveitamento de alguns itens.

Como Aproveitar e Reciclar Vários Itens - Dicas

Compartilhamos abaixo dicas para aproveitar e reciclar alguns itens:

Papel é responsável pela grande quantidade de árvores necessária para sua produção. Seu desperdício acaba criando problemas como servir de combustível para incêndios incontroláveis; liberação de dioxinas e metais provindos das tintas e revestimentos.

A melhor alternativa para este material é sempre usar os dois lados do papel, imprima um documento somente quando necessário e revise o texto antes, prefira utilizar os papeis reciclados, use como rascunho os papeis entregue nas ruas e separe os papeis, caixas e embalagens de papel para reciclagem.

Plástico embora seja muito utilizado no dia dia por sua praticidade é um material que produz altos impactos na natureza do início ao fim. Difícil de ser compactado ele ocupa muito espaço em aterros. Além disso, possui um processo lento de degradação e decomposição que pode durar mais de 100 anos. E a sua queima provoca a liberação de uma fumaça tóxica. As alternativas para este material são: Só use sacolas plásticas recicladas, reutilize o Máximo antes de jogar sua sacola no lixo, ou as embalagens plásticas. Reutilize os potes e garrafas e separe o material para reciclagem.

Como Aproveitar e Reciclar Vários Itens - Dicas

Vidro um dos maiores problemas com este material é que se for descartado de maneira errada pode causar ferimento nos coletores de lixo.  Entretanto ele não polui o solo, água ou ar, e não se decompõe e nem se desfaz na queima, podendo apenas derreter. Na maioria dos incineradores, é necessária a triagem dos vidros para evitar problemas operacionais. As alternativas são reutilizar sempre que possível, e recicle sempre porque o vidro é cem por cento reciclados e pode ser tornar outra garrafa novinha, procure sempre separar os vidros coloridos dos transparentes.

Metal sua decomposição é lenta e ainda ocupa muito espaço. Sua queima pode contaminar as cinzas deixando-as toxicas. As alternativas é reciclar separando as latas de produtos tóxicos, como tinta, por exemplo. Elas não podem ser colocadas com outros tipos de embalagens de metais.

Lixo Orgânico costuma atrair animais e insetos, e produz gases em seu processo de decomposição. Quando compactado, esse processo é mais lento. A alternativa é fazer a compostagem devolvendo os nutrientes para o solo. Pode ser utilizado como adubo para o jardim e evite cozinhar ou comprar comida em excesso, estando sempre atento aos prazos de validade.

Eletrônicos contêm metais pesados e produtos químicos que prejudicam o meio ambiente. A alternativa correta é reutilizar, doar para quem precisa ou procurar centros que coletem este tipo de material.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Reciclar além de dar o destino certo a cada material ajuda a aproveitar o máximo! Deixe seu comentário

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.