Diversos

Como Adotar Criança – Quais as Dúvidas e Regras

adocao-regrasHoje em dia é muito comum casais desejarem adotar crianças, seja por diversos motivos, por que não podem ter filhos, porque sentem que devem tirar crianças dos orfanatos e darem uma vida melhor para as crianças. Uma situação que muito tem se visto, e se polemizado, é fato de casais homossexuais adotarem crianças, mas a questão é que existem muitas dúvidas na hora de adotar, sem contar nas regras e em toda a burocracia. Vamos conhecer as dúvidas mais frequentes quando se pensa em adotar uma criança, e é claro, esclarece-las. Além de conhecer as regras básicas para entrar com o processo de adoção. Veja essas informações logo a seguir.

Quais as Dúvidas de Como Adotar Criança

Confira a seguir as dúvidas mais frequentes que surgem quando se decide adotar uma criança.

A situação financeira influência nos critérios de adoção?

Não é o principal quesito, porém é necessário que a família mostre que tem uma vida financeira estabilizada para que possa dar a criança uma vida decente e de boa qualidade.

Como faço para entrar no processo de adoção?

Você precisará fazer uma petição para iniciar o processo de inscrição em uma Vara da Infância e Juventude da sua cidade, você deve comparecer com todos os documentos. Caso seja aprovado, então você começará a fazer parte de cadastros estadual e nacional.

Com que idade eu posso adotar uma criança, e eu preciso ser casado?

Para entrar com o processo é necessário que você seja maior de 18 anos, e que tenha mais de 16 anos que a criança. Não é preciso que você seja casado, pode ser solteiro, casado ou viúvo.

adocao-duvidasEu posso escolher a criança?

Não exatamente, você não pode ir até os orfanatos e instituições e escolher tal criança. Mas durante a entrevista técnica você descreverá o perfil da criança que você deseja adotar. Exemplo: menino, entre 3 e 4 anos, entre outras características.

Posso adotar mais de uma criança por vez?

Sim, você pode adotar mais de uma criança. Existem processos em que você pode optar de ficar com a família da criança. Exemplo, se a criança tiver irmãos ou irmãs.

Casais homoafetivos podem adotar?

Sim, não existe nenhuma lei que proíbe que casais do mesmo sexo adotem crianças.

Regras

Confira a seguir as regras que são necessárias seguir para entrar em um processo de adoção.

  • Pessoas com o Cadastro Nacional de Adoção trem preferência.
  • Qualquer pessoa maior de 18, independente do seu estado civil pode adotar, entretanto a pessoa deve ter 16 anos ou mais que a criança.
  • No caso de a adoção ser feita por duas pessoas, elas precisam estar em uma união estável que esteja reconhecida pela justiça.
  • A adoção é prioritária dentro da própria família caso haja candidatos. Irmãos devem ser adotados pela mesma família, salvo em casos especiais.
  • Gestantes que queiram entregar o filho para a adoção deve se encaminhar ao Juizado da Infância e Juventude, para não colocar sua vida em risco e a do recém-nascido.
  • Além do cadastro nacional, que envolve pessoas do país inteiro, é gerado o cadastro estadual. Além de ter uma preparação para dos pais adotivos e um acompanhamento pós-adoção.
  • Crianças de origem indígena ou quilombola deve ter u tratamento especial, sempre levando em consideração o respeito a sua cultura. A adoção deve ser prioritariamente feita entre pessoas da mesma etnia.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.