Economia

Como Acabar Com Desperdícios na Cozinha – Dicas e Truques

cozinha-desperdicioUma das pautas mais discutidas nos últimos anos é a sustentabilidade. Poluições, diminuição do volume da água, desperdícios, entre outros fatores, agridem o planeta e a vida na Terra. E para a sustentabilidade no planeta, é necessário colaboração e iniciativa das pessoas. Que tal começar?  A cozinha é um dos lugares que mais se tem desperdício dentro de casa. Gastos de energia, de água e de alimento podem ser controlados evitando o desperdício e promovendo a sustentabilidade.
Imagine você quanta pessoa no mundo não tem o que comer, enquanto você joga fora o que poderia ser bem reaproveitado. Além do desperdício de comida, há outras coisas que podem ser economizadas e por isso separamos algumas dicas para você.

Dicas

Eletrodomésticos e os gastos de energia: Os eletrodomésticos, mesmo quando estão desligados, costumam consumir energia, principalmente aqueles que possuem visor ou alguma luzinha, como o microondas. Quando não estiver utilizando esses aparelhos, deixe desligados da tomada. Você economiza energia e dinheiro.
A geladeira, quando está muito próxima do fogão, precisa de mais energia para refrigerar o seu interior. Mantenha uma distância razoável entre os dois aparelhos.
Quando for comprar um aparelho doméstico, prefira os que consumem pouca energia. Na loja os eletrodomésticos possuem um adesivo que mencionam os gastos de energia.
Janelas grandes nas cozinhas ajuda a diminuir o consumo de energia pois você aproveita a liz do sol. Essa é uma dica que vale para o restante da casa.

reciclagem-logoReciclagem: Esse é um item bem conhecido e bastante praticado. Separar as embalagens recicláveis ajuda (e muito) para a preservação ambiental. Verifique se na sua cidade tem coleta reciclável e quais os dias da coleta em seu bairro.
Um dos maiores erros na cozinha é jogar o óleo no lixo ou na pia. Quando quiser jogar um óleo fora, guarde-o em garrafas pets e leve até um posto de coleta. Ele pode ser reaproveitado para fazer sabão caseiro ou então, será jogado num lugar adequado.
Se a sua casa possui um jardim ou um espaço de terra, e se você é do tipo de pessoa que sempre pensou em cultivar seus próprios alimentos, pode aproveitar o espaço para criar uma mini horta. E para a mini horta, utilize o lixo orgânico da cozinha, ele serve como adubo.

alimentos-desperdicioAlimentos: Não é nada sustentável o desperdício de alimentos. Aquele frango que sobrou do almoço de domingo pode virar uma torta, ou uma farofa e você além de evitar o desperdício de alimento, também economiza. Congelar o que sobrou para ser utilizado depois também é uma ótima opção. Existem vários sites e até livros de receitas que ensinam como reaproveitar os alimentos.

Atitudes conscientes contribuem para um mundo melhor e cada um deve fazer sua parte. Procure dicas, se informe, passe a ideia adiante.

Big1News, trazendo o melhor pra você. Não se esqueça de deixar o seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.