Receitas

Comidas Típicas da Itália – Quais São e Receita

comida-italianaA Itália é um país do norte europeu conhecido pela sua capital Roma, onde se encontra a cidade do Vaticano, por ter a forma de uma bota no mapa mundi, e também pela sua culinária. A Itália também é berço de grandes artistas e gênios, como Dnate, Leonardo da Vinci, Michelangelo e Enrico Fermi, isso além de ser pioneira em grandes movimentos artísticos e intelectuais, que não só se espalharam por toda a Europa, mas também pelo mundo todo. Porém quando nós falamos em Itália, os primeiros pensamentos são em muitas pizzas, macarronadas, entre muitas outras massas. Com isso vamos conhecer os pratos típicos do país, que não falta na mesa de nenhum italiano legitimo.  

Quais São as Comidas Típicas da Itália

comida-italiana-ingredinetesApesar de a Itália ser conhecida pelas massas na área da culinária, existem alguns alimentos que não podem faltar nas refeições. O vinho e o pão são duas coisas que sempre estão presentes nas principais refeições. Isso sem contar os mais variados tipos de queijos que são bem presentes na culinária do país. Vamos conhecer alguns pratos típicos italianos:

Risoto: consiste em um arroz frito na manteiga, com azeite e cebola, entre outros ingredientes. Muito consumido no norte do país, o prato surgiu de uma brincadeira de um aprendiz com seu mestre.

Carpaccio: é uma carne mal passada com alguns acompanhamentos. O prato surgiu quando o cliente de um restaurante pediu carne crua por recomendações médicas, o chef comparou a cor que ficou o alimento e comparou as obras do pintor Vittore Carpaccio, então nomeou o prato com em homenagem ao pintor.

comida-italiana-massasBruschetta: se baseia em uma torrada com alho, pimenta, azeite e sal. Porém com o tempo, foram sendo criadas várias variações da receita, uma das mais conhecidas acompanha tomate e manjericão. É um aperitivo bem antigo, acredita-se ser do século XV (século quinze).

Pizza: apesar de ser uma invenção originária do Egito, a pizza foi popularizada na Itália. Sua receita original é a que conhecemos aqui no Brasil como Napolitano, que leva tomate, azeite, orégano e alho.

Gnocchi: conhecido também como nhoque é uma receita secular. Muito consumida na Europa, isso graças ao império de Roma, que levou a receita a vários lugares. A receita original era feita com semolina, porém hoje é feita com batata.

comida-italiana-spaguettiSpaghetti: apesar de não saber ao certo qual sua origem, se é árabe, italiana ou chinesa, o parto se tornou bastante famoso na Itália, é muito conhecido pelo mundo todo, inclusive é bem popular aqui no Brasil.

Lasagna: é um dos pratos mais consumidos na Itália, e foram criados diversos com o passar dos anos. Porém sua receita original era basicamente queijo, massa e molho.

Gelatto: é uma das sobremesas mais consumidas no país, o Gelatto é um a espécie do sorvete, muito parecido com o nosso, porém ele leva menos açúcar e mais gordura, entretanto o sabor é o mesmo de um sorvete comum.

Receita

Uma receita italiana que muita gente tem curiosidade em fazer é o Risoto, apesar de parecer difícil preparar é bem simples. Confira logo a seguir a receita de um risoto básico, tradicional italiano.

comida-italiana-risotoIngredientes:

  • 2 dentes de alho amassados;
  • 2 cebolas picadas;
  • 4 colheres de sopa de azeite;
  • 1 kg de tomate sem pele e sem semente;
  • 2 xícaras de chá de arroz;
  • Sal a gosto;
  • Pimenta-do-reino branca a gosto;
  • 1 colher de chá de açafrão;
  • 100 g de parmesão ralado.

Modo de Preparo:

Refogue o alho e a cebola no azeite. Depois pique o tomate com pedaços e junte ao refogado no fogo, mantenha por dez minutos em fogo baixo. Em outra frigideira coloque o restante do azeite e frite o arroz em fogo baixo, até que o arroz cozinhe um pouco. Depois passe o arroz para a panela com o refogado, misture bem. Depois coloque na mistura cinco xícaras de chá de água fervida. Tempere com sal, pimenta e açafrão a gosto. Cozinhe com fogo baixo até que seque, deixe a panela com tampa. Depois sirva com o queijo.

Assista ao vídeo do passo a passo da receita.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.