Meio Ambiente

Coleta de Lixo Reciclável. A Consciência do Homem, na Defesa do Meio Ambiente.

 

ONDE DEVEMOS JOGAR O LIXO?

 

 

Simbolo Internacional do Reciclável

 

 

São tantas as pessoas conscientes do dever ambiental, mas que deixam de ajudar para o proveito pós-consumo de materiais recicláveis, por motivo simples de não saberem como colocar em prática o descarte desses produtos. Ainda estamos longe de sermos auto-suficiente na área de reciclagem, pouco se faz nesse sentido. Lembro-me que antes da crise econômica de 2008/2009, não se via nas ruas: papelão; garrafas pets ou outros artigos que serviam para serem aproveitados economicamente. Hoje é comum depararmos com bueiros entupidos por ocasião do descarte desses artigos nas ruas. Nas placas eletrônicas de microcomputadores, dizem que possuem cobre, prata e até ouro, no entanto, elas estão por aí no meio ambiente, como se fosse um pé de couve, de alface ou de outros vegetais benéficos à saúde. Temo por nós. O material orgânico, que deveria ser utilizado para produção de adubo, também vai pelo ralo. Coleta seletiva de lixo ainda é uma proposta medíocre, muito distante dos palavreados bonitos que se ouve. Na realidade, os co-cidadãos nesse aspecto, terminam por cair na descrença de que num futuro próximo, possa ver de fato o seu lixo selecionado, sedo utilizado como matéria prima para os produtos.

 

OPÇÕES DE ENTREGA:

Nas Cooperativas de Acolhimento dos Reciclados.

Apesar da inoperância de alguns do poder público, felizmente sempre surge alguém para dar o ponta pé inicial. No caso, a Tetra Pak, lança na internet um apoio para localizar os pontos de coleta do material reciclável, onde permite visualizar passo a passo o local receptor dos itens selecionados. Ver link abaixo.

Recipientes Próprios de Seleção.

A reciclagem é benéfica não só para nós, melhor para o ECO-SISTEMA, que com a atitude de reciclar, reduz-se a degradação dos recursos naturais, que na maioria das vezes não são renováveis. Os materiais a serem reutilizados, necessitam de uma separação que permita o seu manuseio no momento da sua re-industrialização. Para tanto, foi criado cestos próprios com cores distintas para cada reciclável, cujos cestos são chamados de receptores, os quais ficam expostos em locais apropriados, de acordo com as possibilidades, necessidades e atitudes de cada município.

A saber:

Cesto – Azul serve para Papel

Cesto – Amarelo serve para Metal

Cesto – Vermelho serve para Plástico

Cesto – Verde serve para Vidro

Cesto – Preto serve para Madeira

Cesto – Marrom serve para Resíduos Orgânicos

Cesto – Roxo serve para Resíduos Radioativos

Cesto – Laranja serve para Resíduos Perigosos

Cesto – Branco serve Resíduos de Ambulatórios

Cesto – Cinza serve para Resíduos não Recicláveis

 

Cestos Receptores para Reciclagem

 

 ELETRÔNICOS:

  • Aparelhos Eletroeletronicos – esses aparelhos geram de 50 milhões de toneladas de lixo por ano. Eles contêm metais pesados, como mercúrio, cádmio, chumbo e cromo que contaminam o solo e consequentemente a água. Muitos desses produtos podem ser direcionados a título de doação as escolas, creches, orfanatos ou outras instituições que fazem o bem sem ver o vintem.
  • Pilhas e Baterias – de um modo geral, os de celular, microcomputador, brinquedos e assim por diante, que contêm metais pesados. Baterias de Celular e LapTop, responsabilidade dos fabricantes pelo recolhimento em pontos de venda desse ou daquele produto. Vale lembrar que as baterias automotivas, são recolhidas independente de marca, no momento da aquisição da bateria nova.
  • Óleo de Cozinha/Gordura – usar o ralo da pia como descarte desse resíduo, não é certo. Mesmo porque é crime ambiental, por outro lado, a dona de casa ou responsável pela casa, corre o risco de entupimento dos tubos de esgoto. Além do mais, a gordura /óleo quando do seu alcance aos rios ou lagos, vai prejudicar o nível de oxigênio, fazendo perecer letalmente os seres vivos ali existentes. Deve-se armazenar esse produto usado e, entrega-lo no local mais próximo de sua residência, pois esse produto apesar de usado, pode ser reutilizado em forma de energia renovável.

 

CONFIRA COMO ENTREGAR O SEU RECICLAVEL NO:

Portal Rota da Reciclagem SITE: www.rotadareciclagem.com.br

 

Não Esqueça. Deixe o seu Comentário.

 

Print Friendly, PDF & Email
Últimas Pesquisas:
  • frases sobre coleta seletiva
  • frases de reciclagem de lixo
  • frases sobre reciclagem de lixo
  • frases sobre reciclagem do lixo

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.