Saúde

Cigarro Eletrônico – O Que É e Riscos Para a Saúde

e-cigaretteO cigarro é feito com tabaco e é destinado ao fumo. É consumido no mundo todo, e embora seja legalizado, também é classificado como nocivo para a saúde, trazendo riscos como problemas pulmonares, de câncer, aborto, impotência sexual, entre muitos outros. Esse produto faz com que pessoas fiquem viciadas, o que pode causar os danos, e para deixar o vício, essas mesmas pessoas recorrem à terapias, ou outras alternativas, como o "e-cigarette", conhecido também como cigarro eletrônico. Confira maiores informações sobre o que é esse dispositivo e quais os riscos que seu consumo traz para a saúde.

O Que É Cigarro Eletrônico

O "e-cigarette" é um dispositivo que imita o cigarro comum e muito usado como um aliado para quem deseja parar de fumar. Ele tem um funcionamento que se assemelha com os adesivos e chicletes que ajudam  na luta contra o vício, pois libera a nicotina aos poucos para o fumante.
Ele é visualmente muito parecido com o cigarro de tabaco, possuindo a cor branca e o mesmo formato. Quando tragado, a ponta acende, como acontece no tradicional.  Ele produz um vapor inalável, que pode ser com ou sem nicotina, além de apresentar diversos sabores. A maioria dos produtos são reutilizáveis, pois podem ser recarregados.Porém, estudos realizados mostraram que esse tipo de cigarro também pode trazer males para a saúde, assim como o tradicional de tabaco.

Riscos Para a Saúde

Três universidades dos Estados Unidos (a Universidade de Boston, a Universidade do Sudoeste do Texas e a Universidade da Califórnia) realizaram estudos que apontam que o vapor que o cigarro eletrônico produz, cigarro-eletronicolevou algumas células humanas a desenvolverem um câncer, assim como acontece com as tragadas de um cigarro comum.
Esses estudos, no entanto, precisam de novos e mais detalhados testes, mas a constatação desses resultados, contrariam a ideia de que esses cigarros eletrônicos possuem menor risco de causar câncer, pois não queimam tabaco ou possuem alcatrão na composição.
Já na Universidade de Atenas, localizada na Grécia, os estudos mostram que o "e-cigarette" causa danos ao pulmão, aumentando a dificuldade de respiração. Além desses riscos, a nicotina presente nesse dispositivo, mesmo que em concentração menor, pode causar os mesmos danos que a encontrada no produto tradicional.
Também vale ressaltar os riscos aos adolescentes, que começam a usar o "e-cigarette por acharem que não causa nenhum mal para a saúde, e acabam se viciando em nicotina e trocando para o cigarro convencional com o tempo.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você.
Gostou da matéria? Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.