Saúde

Choque Anafilático – Causas e Sintomas

Choque Anafilático é muito comum escutarmos que uma pessoa é alérgica. A um alimento ou medicamento e até picadas de inseto. Isso quer dizer que o organismo dessa pessoa, ao identificar essa substância, apresenta uma resposta imunológica muito exagerada para combatê-la. Desta maneira se instala um quadro de hipersensibilidade, muito conhecido como alergia.

Choque Anafilático – Causas e Sintomas

Causas de Choque Anafilático

Estas  reações alérgicas pode ser muito perigosas e até fatais e quando isso acontece  recebe o nome de choque anafilático (ou reação anafilática). o choque anafilático é muito grave e pode ser letal, por isso, requer atendimento médico imediatamente. Nessas condições de emergência, é recomendado acionar uma ambulância, serviços de urgência ou bombeiros, que prestarão os primeiros socorros. Inicialmente, o indivíduo recebe uma dose de adrenalina na veia, que atenua os sintomas, contrai os vasos sanguíneos e libera as vias respiratórias. Em seguida, ele recebe oxigênio através de máscaras, de modo a manter a respiração e oxigenação do cérebro, principalmente.

Choque Anafilático – Causas e Sintomas

 Compartilhamos abaixo alguns dos agentes alergênicos mais comuns estão:

-Ovos;

-Leite;

-Peixes;

-Frutos do mar;

-Amendoim;

-Soja;

-Nozes;

-Amêndoas;

-Trigo.

-Medicamentos, como ácido acetilsalicílico (AAS), penicilina e outros antibióticos, aspirina, dipirona e anti-inflamatórios;

-Picadas de insetos, especialmente abelhas, vespas e algumas espécies de formigas.

-Venenos de escorpiões, aranhas e cobras;

-Látex.

Sintomas do Choque Anafilático

O problema acontece de forma rápida e imprevisível no organismo. Dentro de poucos minutos após o contato com o causador da alergia, os sintomas subitamente começam a aparecer. Entre estes sintomas o que mais preocupa é o edema de glote também chamado de ou edema de laringe. Acontece que esta região da garganta incha devido ao excesso de fluido nas células, interrompendo a passagem de ar, o que pode levar o indivíduo à morte dentro de poucos minutos.

Choque Anafilático – Causas e Sintomas

Compartilhamos abaixo alguns dos sintomas de choque anafilático:

-Palidez;

-Coceira e vermelhidão na pele;

Inchaço;

-Falta de ar;

-Queda da pressão arterial;

-Suor excessivo,

-Aceleração dos batimentos cardíacos;

-Vômito;

-Inconsciência;

-Desmaio.

É muito importante procurar ajuda medica imediatamente. Quando atendida a tempo e adequadamente, a pessoa que sofre um choque anafilático tem grandes chances de sobreviver.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? O choque anafilático, também conhecido como anafilaxia ou reação anafilática! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.