Choque Anafilático – Causas e Sintomas
Choque Anafilático é muito comum escutarmos que uma pessoa é alérgica. A um alimento ou medicamento e até picadas de inseto. Isso quer dizer que o organismo dessa pessoa, ao identificar essa substância, apresenta uma resposta imunológica muito exagerada para combatê-la. Desta maneira se instala um quadro de hipersensibilidade, muito conhecido como alergia.
Causas de Choque Anafilático
Estas reações alérgicas pode ser muito perigosas e até fatais e quando isso acontece recebe o nome de choque anafilático (ou reação anafilática). o choque anafilático é muito grave e pode ser letal, por isso, requer atendimento médico imediatamente. Nessas condições de emergência, é recomendado acionar uma ambulância, serviços de urgência ou bombeiros, que prestarão os primeiros socorros. Inicialmente, o indivíduo recebe uma dose de adrenalina na veia, que atenua os sintomas, contrai os vasos sanguíneos e libera as vias respiratórias. Em seguida, ele recebe oxigênio através de máscaras, de modo a manter a respiração e oxigenação do cérebro, principalmente.
Compartilhamos abaixo alguns dos agentes alergênicos mais comuns estão:
-Ovos;
-Leite;
-Peixes;
-Frutos do mar;
-Amendoim;
-Soja;
-Nozes;
-Amêndoas;
-Trigo.
-Medicamentos, como ácido acetilsalicílico (AAS), penicilina e outros antibióticos, aspirina, dipirona e anti-inflamatórios;
-Picadas de insetos, especialmente abelhas, vespas e algumas espécies de formigas.
-Venenos de escorpiões, aranhas e cobras;
-Látex.
Sintomas do Choque Anafilático
O problema acontece de forma rápida e imprevisível no organismo. Dentro de poucos minutos após o contato com o causador da alergia, os sintomas subitamente começam a aparecer. Entre estes sintomas o que mais preocupa é o edema de glote também chamado de ou edema de laringe. Acontece que esta região da garganta incha devido ao excesso de fluido nas células, interrompendo a passagem de ar, o que pode levar o indivíduo à morte dentro de poucos minutos.
Compartilhamos abaixo alguns dos sintomas de choque anafilático:
-Palidez;
-Coceira e vermelhidão na pele;
–Inchaço;
-Falta de ar;
-Queda da pressão arterial;
-Suor excessivo,
-Aceleração dos batimentos cardíacos;
-Vômito;
-Inconsciência;
-Desmaio.
É muito importante procurar ajuda medica imediatamente. Quando atendida a tempo e adequadamente, a pessoa que sofre um choque anafilático tem grandes chances de sobreviver.
Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? O choque anafilático, também conhecido como anafilaxia ou reação anafilática! Deixe seu comentário.
Seja o primeiro a comentar!