Chimarrão é um habito herdado dos indígenas quíchua, aimará e guarani e que está fortemente ligado cultura brasileira nos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e principalmente no Rio Grande do Sul. Ele também é conhecido como mate amargo assim como o café é tido como símbolo de hospitalidade e amizade entre os gaúchos.
Benefícios do Chimarrão
Chimarrão é feito da erva-mate planta que tem sua origem na América do Sul e pode ser misturado com diferentes chás, como anis, chá verde, hortelã e muitos outros. O chimarrão pode proporcionar muitos benefícios a sua saúde entre eles o controle do colesterol bom e do colesterol ruim.
Abaixo compartilhamos alguns dos benefícios do uso do Chimarrão:
Fadiga: Chimarrão contém alcaloides, sendo o principal a cafeína. Desta maneira ele consegue eliminar o cansaço, tanto físico como mental.
Digestivo: A erva-mate tem propriedades digestivas, laxativas, combatendo a constipação intestina e melhorando a digestão.
Diurético: Por ser habitualmente tomado quente (60 a 75ºC) ele fortalece muito mais a capacidade diurética, desta forma beneficia quem tem problemas de retenção de líquidos.
Sais Minerais: A erva-mate possui minerais: ferro, fósforo, potássio e manganês, completando a dieta.
Regeneração Celular: Os bioativos do chimarrão, ajudam na manutenção de nossas células e ajuda a melhorar a aparência da pele.
Atividade física: Além de aquecer e eliminar a fadiga, irá proporcionar mais energia na hora de enfrentar uma atividade física. Quando é consumido antes de atividades físicas e que exigem grande esforço físico o chimarrão pode promover maior resistência e estimular a produção de hormônios que melhoram o desempenho
Vitamina E: Chimarrão é uma bebida rica em vitamina E por isso um poderoso antioxidante. Sua principal função no organismo é impedir o acúmulo de radicais livres nas células e assim evitar que aconteça qualquer tipo de mutação e formação de tumores pelo corpo.
Coração: Tomar o chimarrão todos os dias ajuda no controle do colesterol. Ao consumir 100g de mate, os níveis de colesterol ruim no organismo chegam a diminuir até 30% e mais de 62% no índice de triglicérides. Dessa maneira, o chimarrão mantém o coração seguro de possíveis acúmulos de gordura nas artérias, que impedem a passagem do sangue e provocam o infarto.
Como Fazer Chimarrão
A maneira de preparar a bebida também influência nos resultados positivos da erva para o corpo. A cuia deve ser escolhida com cuidado, alguns materiais utilizados em sua fabricação podem absorver o chimarrão com facilidade e contribuir com a proliferação de fungos. O melhor é utilizar as cuias de cerâmicas, elas são seguras para a saúde e ainda mantém a temperatura da bebida por mais tempo.
Ingredientes Necessários:
– Água quente (não fervendo);
– Água morna;
– Erva mate.
Modo de Fazer:
Para fazer o chimarrão gaúcho é necessário a cuia, recipiente feito com um material chamado mate, uma bomba e uma garrafa térmica. Se não puder adquirir a cuia, a bebida pode ser feita, também, em copos de vidro.
Encha a cuia com até 2/3 de sua capacidade com o mate. Vire-a sobre a palma da mão, cobrindo o recipiente, e mexa suavemente e com cuidado para não deixar escapar a erva. Isso é necessário para que a erva mais fina fique na superfície.
Volte a cuia para a sua posição normal bem devagar, com o cuidado de que a erva fique de um só lado do recipiente.
Coloque a água morna sobre a parte mais vazia da cuia. Espere a erva absorver a água até inchar. Nesse instante coloque a bomba até o fundo do mesmo lado que ficou mais vazio. O “mate” já está pronto já pode começar a “cevar” o chimarrão que significa o mesmo que servir. Se preferir pode também bebê-lo doce. O modo de fazer é o mesmo que o do “mate amargo”, mas vai-se colocando uma pequena colher de açúcar por cada “cevadura” (servida).
Agradecemos sua visita em nosso site. Procuramos trazer o melhor para você.
Gostou desta Matéria? Chimarrão faz muito bem a saúde e pode ser utilizado todos os dias! Deixe seu comentário!
Comente Via FaceBook
Comentários