Saúde

Chá de Valeriana – Benefícios e Receita

Chá de Valeriana ou Valeriana officinalis que é uma planta medicinal também conhecida pelos nomes de erva dos gatos, valeriana-das-botica e valeriana selvagem. A erva tem suas flores em tom de rosa e pode chegar a atingir um metro de altura.

Chá de Valeriana – Benefícios e Receita

Benefícios do Chá de Valeriana

A Valeriana tem propriedades antiespasmódicas, sedativas, calmantes, soníferas, anticonvulsivantes, relaxantes e soporíferas que provocam o sono.

Chá de Valeriana – Benefícios e Receita

Compartilhamos abaixo alguns benefícios do Chá de Valeriana:

Ajuda a dormir melhor por ter efeito calmante e conter propriedades de efeito calmante e possuir propriedades relaxantes, sedativas e que estimulam e provocam o sono.

Auxilia no combate a ansiedade e o estresse e segundo pesquisas a raiz da erva

aumenta a quantidade da substância química ácido gama-aminobutírico (GABA) no cérebro. Tal composto ajuda a regular as células nervosas e acalma a ansiedade.

Valeriana  ajuda a emagrecer justamente por melhorar o sono e diminuir a ansiedade. Mas só ira funcionar se adotada outras atitudes como a dieta alimentar saudável  e e praticar atividades físicas para maximizar a queima calórica

Os compostos ativos da Valeriana diminui a pressão arterial controlando a ansiedade e o estresse também.  Isto é muito importante porque a pressão arterial alta aumenta as chances de ataque no coração e derrame.

A Valeriana traz alivio as cólicas menstruais sua raiz pode amenizar o problema por se tratar de um composto antiespasmódico e sedativo, que atua como um relaxante natural para os músculos e reprime os espasmos musculares.

Auxilia no tratamento do transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) que tem como característica pensamentos obsessivos e intrusivos e comportamentos repetitivos, além da necessidade de checar as coisas repetidas vezes e de ter uma rotina com rituais que se repetem. Pesquisas confirmaram que a Valeriana ajuda no tratamento do TOC, sendo bem tolerado pelos pacientes.

A Valeriana ajuda no tratamento da hiperatividade em crianças quando combinada com a erva-cidreira. Através de estudos foi possível constatar a melhora destas crianças. Segundo a pesquisa a combinação de ervas pode ser utilizada como acompanhamento do tratamento tradicional para a hiperatividade. Sempre com orientação do médico, obviamente.

Receita de Chá de Valeriana

A Valeriana pode ser encontrada à venda em sua forma natural em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação. Mas se desejar elas também podem ser adquiridas no formato de cápsulas e comprimidos. A sua forma em tintura são extratos concentrados de ervas, feitos com ervas picadas e álcool, que servem para conservar os compostos essenciais das plantas, em forma de gotas.

Chá de Valeriana – Benefícios e Receita

Compartilhamos abaixo ingredientes necessários:

-1 colher de chá de raiz e rizoma de valeriana picadinhos;

-Água fervente.

Modo de preparar:

-Colocar a água fervente dentro de uma xícara de chá;

-Acrescentar a Valeriana e abafar durante cinco minutos;

-Após, coar e consumir o chá.

Apesar dos benefícios de raiz de Valeriana, existem algumas situações e pessoas que  devem ser cautelosas com a ingestão de raiz de Valeriana.

Mães lactantes e mulheres grávidas não devem tomar Valeriana em chá ou em forma de suplemento.

Aqueles que sofrem de doença hepática não devem utilizar esta erva.

A Valeriana não deve ser consumida em conjunto ou ao lado de medicação ansiolítica.

A Valeriana não deve ser consumida juntamente com sedativos ou anestésicos.

A Valeriana nunca deve ser tida com álcool ou drogas.

A bebês e crianças pequenas não devem ser dadas esta erva.

Se for prescrito outros medicamentos, um médico deve ser consultado para a utilização e consumo de Valeriana por um paciente.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! O Chá de Valeriana ajuda a acalmar e ter uma noite de sono muito melhor Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.