Saúde

Chá de Picão – Benefícios e Como Preparar

Chá de Picão a erva Desmodium  adscendens conhecida também como carrapicho é encontrada nas regiões tropicais e subtropicais é uma das mais conhecidas no Brasil e normalmente tratada como uma praga.  Muito famosa por ficar presa as roupas ela tem caule reto, quadrangular e chega a apenas 1,5 cm de altura e já é usada a muitos anos pelos nativos do Amazonas e regiões próximas.

cha-de-picao-propriedades-beneficios-e-como-preparar

Benefícios do Chá de Picão

É uma planta abundante e suas folhas e caules e entre seus princípios ativos encontramos carotenoides, fitoesteróides, poliacetilenos, ácido nicotínico, flavonoides, terpenos, fenilpropanoides, lipídios, benzenoides. O chá de picão age poderosamente como antisséptico, anti-inflamatório, antiespasmódico, hepatoprotetoro e anti-ulceroso.

Abaixo compartilhamos quais tratamento com chá de picão:

– alergias;

– amigdalites;

– asma;

– boca amarga;

– bronquite;

– catarro;

– gastroenterite;

– hepatite;

– icterícia;

– indigestão;

– infecções urinárias;

– infecções vaginais, do estômago ou dos rins;

– intoxicação alimentar;

– problemas no pâncreas;

– úlceras gastroduodenais.

Seu consumo também é indicado para tratamento da icterícia, que é a coloração amarelada sobre a pele acompanhada de mucosas causadas pelo acúmulo de bilirrubina no organismo. O medicamento natural é regulamentado pela ANVISA e pode ser usado em crianças, que tenham a disposição de manifestar a doença.

Como Preparar o chá de Picão

O chá deve ser preparado com a proporção de três colheres de sopa da erva para cada litro de água. Coloque a água em um recipiente e leve ao fogo. Adicione, em seguida, a erva e aguarde chegar ao ponto de fervura. Quando começar a ferver, desligue o fogo e tampe, deixando a mistura abafada por cerca de dez minutos. Passado esse período, coe e consuma a dose de uma ou duas xícaras ao dia.

cha-de-picao-propriedades-beneficio

O chá de picão pode ser usado em banho com o preparo de um chá mais concentrado. Prepare o chá da maneira demonstrada acima, com uma concentração maior de erva, aguarde amornar, coe e banhe o local afetado por assaduras e irritações que podem ser ocasionadas por picadas de inseto.

A compressa pode ser usada para tratar úlceras, hemorroidas, assaduras e picadas de insetos, e pode ser feita com um pano molhado no chá.

Existem  contraindicação de uso do picão em mulheres gravidas, pois apresenta atividade estimulante uterina fraca em cobaias e também por conter uma pequena quantidade de cafeína, o picão não pode ser consumido por pessoas alérgicas ou sensíveis à cafeína

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? O chá de picão pode ser usado em diversos tipos de doenças com grandes benefícios durante o tratamento! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email
Últimas Pesquisas:
  • cha de picaõ preto como fazer

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.