Saúde

Chá de Casca de Abacaxi – Benefícios e Receitas

Chá de Casca de Abacaxi contem muitas fibras, e diversos tipos de vitaminas e minerais. A fruta é muito conhecida, mas poucos sabem os benefícios de sua casca que pode ser utilizada em forma de chá. Normalmente ela é jogada no lixo ao invés de ser aproveitada. O abacaxi é chamado cientificamente de Ananas comosus. A verdade ele não é uma fruta, mas uma infrutescência. Ou seja, ele é formado pela junção de centenas de pequenos frutos, que ficam unidos pelo centro dele.

Chá de Casca de Abacaxi – Benefícios e Receitas

Benefícios do Chá de Casca de Abacaxi

O abacaxizeiro é uma planta nativa do continente americano, mas hoje em dia ele é cultivado em diversas regiões tropicais e subtropicais do planeta. Existem diversos benefícios de se consumir a casca do abacaxi, tanto nutricionais quanto medicinais. Isso porque, a casca da fruta também possui diversos nutrientes importantes para a manutenção do organismo.

Compartilhamos abaixo alguns benefícios encontrados na casca de abacaxi:

A a casca do abacaxi é extremamente rica em fibras e diversos tipos de vitaminas, como as vitaminas A, C e do complexo B. Também são encontradas proteínas e gorduras vegetais. Ela também apresenta um alto teor de água e alguns minerais essenciais para a saúde. Sendo os principais deles o cálcio, ferro, magnésio, enxofre, sódio, cloro e potássio.

Chá de Casca de Abacaxi – Benefícios e Receitas

Outras substâncias encontradas em abundância na casca da fruta são o betacaroteno, um pigmento natural com efeitos antioxidantes. E também a bromelina que é uma enzima que tem efeitos anti-inflamatórios, anti-alérgicos e ainda protege o estômago e auxilia no processo de digestão.O chá de casca de abacaxi pode ser usado como um digestivo natural e ainda auxilia no consumo de todos os nutrientes essenciais diários. Outro benefício proporcionado pela casca do abacaxi é a diminuição dos efeitos negativos do consumo do álcool nas células do cérebro. Tudo isso graças às substâncias antioxidantes.

Receitas de chá de casca de abacaxi

O chá de casca de abacaxi pode ser preparado de diversas maneiras e assim ao invés de jogar fora pode trazer vários benefícios a saúde. Sem contar que o seu sabor é delicioso e pode ser uma excelente opção durante o seu lanche da tarde, por exemplo.

Chá de Casca de Abacaxi – Benefícios e Receitas

Compartilhamos abaixo algumas de chá de casca de abacaxi:

Chá de casca de abacaxi: Quando consumido puro, o chá da casca de abacaxi tem diversas propriedades nutricionais e medicinais. Além disso, o preparo é bem simples e ele pode ser consumido quente ou gelado.

Modo de Preparar:

Com algumas cascas de um abacaxi médio e um litro de água. Leve a água para ferver e logo depois adicione as cascas do abacaxi. Deixe cozinhando por 10 minutos. Após esse tempo, bata a bebida no liquidificador e adoce a gosto. O ideal é usar mel ou adoçantes à base de stévia ou sucralose. Consuma quente ou leve à geladeira.

Chá de casca de abacaxi com gengibre: Assim como a casca do abacaxi, o gengibre é termogênico e anti-inflamatório. Essa bebida auxilia a emagrecer e tratar problemas de saúde. Para essa receita você vai precisar da casca de um abacaxi, que deve ser higienizada com cuidado antes do uso, um litro de água e duas colheres (de sopa) de gengibre fresco.

Modo de Preparar:

Leve a água em uma panela ao fogo e quando levantar fervura, junte todos os ingredientes. Deixe ferver por 10 minutos, logo depois bata tudo no liquidificador e consuma a bebida ainda quente ou gelada.

Chá de casca de abacaxi com canela: A canela também é termogênico e diurético, que potencializa o efeito emagrecedor da bebida. Mas a canela não deve ser consumida por mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Para esse chá você precisa apenas da casca de um abacaxi, um litro de água e uma canela em pau.

Modo de Preparar:

Em primeiro lugar, leve a água ao fogo e quando começar a ferver, adicione a casca do abacaxi e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos. Logo depois desse tempo, desligue o fogo e deixe a infusão descansando por alguns minutos. Por fim, bata tudo no liquidificador, coe e adoce com mel ou adoçantes como stévia, mexendo tudo com a canela.

Chá de casca de abacaxi com hortelã: A hortelã ajuda no tratamento de doenças respiratórias e problemas gástricos. Quando associada com a casca de abacaxi em chás, os efeitos positivos da bebida são potencializados. Para este chá é necessário casca de um abacaxi, um litro de água, seis folhas de hortelã e uma canela em pau.

Modo de Preparar:

Em primeiro lugar, ferva a casca de abacaxi na água por cerca de 10 minutos. Logo depois, desligue o fogo e adicione as folhas de hortelã, deixando os ingredientes em infusão por mais 5 minutos. Bata tudo no liquidificador, coe e adoce a gosto. A canela em pau deve ser usada para misturar o adoçante, liberando o sabor aos poucos.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Além de ser delicioso ajuda a emagrecer! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.