Saúde

Chá de Cacto – Benefícios

Chá de Cacto uma planta que tem origem na América Central e depois foi levada para outras regiões do planeta. Até hoje é muito usado  pela população indígena e cabocla da América Central e do Sul. Ele é o exemplo típico de resistência e versatilidade.  O nome científico do cacto é Selenicereus grandiflorus mas popularmente ele recebe outros nomes como flor cheirosa, flor do baile, rainha da noite e flor da noite.

Chá de Cacto – Benefícios

Benefícios do Chá de Cacto

Tanto as flores como o caule, botões e brotos do cacto podem ser utilizado. Todas as partes do cacto são aproveitadas: flores, caule, botões e brotos. A planta também é utilizada na culinária no mais variados pratos. E é usada na fabricação sendo base para medicamentos e produtos de higiene e estética como xampus, cremes e sabonetes.

Compartilhamos abaixo alguns benefícios do Chá de Cacto:

Devido as suas propriedades o chá de cacto ajuda na perda de peso. Também diminui o colesterol, na redução do nível de açúcar no sangue além de possuir uma ação anti-inflamatória. O sistema nervoso, imunológico, respiratório e digestivo também são beneficiados pelas características homeopáticas do cacto.

Ele ajuda no tratamento das infecções urinárias, problemas cardíacos, problemas nos pulmões e problemas no fígado. A pele também tem uma melhora por suas propriedades antioxidantes. O uso de creme à base de cacto ou a aplicação do chá morno auxilia na limpeza, na recuperação e na tonicidade da pele além de combater o envelhecimento ao combater o aparecimento de rugas e linhas de expressão. A umidade natural da pele também é mantida com o uso frequente do chá de cacto seja tomando ou passando sobre a pele. O chá de cacto é indicado na ajuda para a recuperação do coração. Doenças do coração como as que dificultam o movimento natural do órgão, por exemplo. Neste caso ele é indicado para ajudar no tratamento de doenças do coração como insuficiência cardíaca, palpitações, angina e coronatites.

Chá de Cacto – Benefícios

Também pode ser usado para combater e prevenir doenças como reumatismo, cálculos biliares, pneumonia, infecção por vírus, inflamações reumáticas, problemas de congestão do fígado e nos pulmões. Ele é considera do um forte antibiótico natural. O tratamento do colesterol pode se beneficiar das características do cacto ao auxiliar na redução da gordura ruim. Recomenda-se que não se ingira suco fresco a partir da planta de cacto, Desta forma ele pode gerar náuseas, vômitos, diarreias além da sensação de irritação e queimação na boca. Se a pessoa faz uso de medicamentos diuréticos, para o coração ou laxantes, grávidas e lactantes também devem evitar a ingestão de sucos ou chás desta planta.

Para preparar o chá de cacto basta adicionar 1 colher de sopa de erva seca para cada xícara de água fervente; ou 2 colheres de sopa de erva fresca para cada xícara de água. A indicação de consumo deste chá é de até cinco xícaras ao dia. Deve-se ter atenção com as contraindicações. Foram feito relatos de que o uso interno do suco do cacto fresco causa urticária, dermatose, queimação da boca, enjoo, vômitos e diarreia. É muito importante sempre ter a orientação de seu médico.

Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? O cacto não é exigente para se manter e pode ser plantado em qualquer tipo de solo! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.