X
    Categorias Saúde

Celulite Infecciosa – Causas, Sintomas e Tratamento

Celulite Infecciosa muitas pessoas não a conhecem e não sabem reconhecer a doença logo que ela se instala confundindo com outro tipo de infecção e acaba se medicando de forma errada. Conhecer a celulite infecciosa é muito importante tanto para homens como para mulheres já que esta doença pode se tornar grave se não for tratada em seu inicio.

Causas da Celulite Infecciosa

A celulite infecciosa é também conhecida como celulite bacteriana e é uma doença que afeta a pele causando dor, inchaço e vermelhidão na zona afetada. Ela não é contagiosa, e não se transmite de uma pessoa para outra, a não ser que exista alguma ferida aberta e uma troca de sangue.  A celulite infecciosa pode causar varias complicações para quem sofre da doença, como por exemplo infecção geral no corpo, septicemia e em casos que não for tratada corretamente pode mesmo causar a morte.

A causa da celulite infecciosa é a entrada de bactérias no organismo e as bactérias mais comuns que causam esta doença são a Streptococcus pyogenes ou Staphylococcus aureus  e elas podem entrar no corpo através de algum corte na pele, queimadura, picada de inseto, borbulhas já arrebentadas e até frieiras. O mais comum é aparecer nas pernas, mas também pode acontecer no rosto.

Sintomas da celulite infecciosa

A celulite infecciosa pode aparecer em bolhas muito dolorosas espalhadas pela região comprometida, podendo provocar a necrose do tecido se elas estourarem. Em casos bem raros, a infecção pode se tornar generalizada, o que representa risco de morte.


Abaixo compartilhamos alguns dos sintomas da celulite infecciosa:

– Dores de cabeça;

– Calafrios;

– Inchaço na zona afetada;

– Vermelhidão da pele;

– Febre;

– Dor na zona afetada;

– Mal estar geral;

– Náuseas e vômitos;

Se os sintomas acontecerem por mais de um dia, deve-se procurar o mais rápido possível um hospital ou posto de saúde.

Tratamento da Celulite Infecciosa

O tratamento da celulite infecciosa é feito por um médico dermatologista que deve receitar antibióticos, o mais comum é a  penicilina, para combater a bactéria causadora, e também para evitar que alcance o sangue e se espalhe pelo organismo. O paciente precisa manter repouso absoluto deixando a perna para o alto e se precisar caminhar, deve fazê-lo com a ajuda de muletas para não forçar a perna afetada. Normalmente o tratamento médico dura catorze dias, dependendo da gravidade e dos sintomas da celulite. Se desejar pode fazer um tratamento natural para diminuir o inchaço causado pela celulite infecciosa. Este tratamento consiste aplicar na perna, durante alguns minutos, compressas embebidas  em chá de camomila frio. 

Utilize sempre as compressas esterilizadas para não piorar ainda mais o problema e luvas limpas para evitar ficar com celulite infecciosa nas mãos, caso tenha alguma ferida. A prevenção sempre é a melhor atitude a ser tomada e para isso é necessário não abrir feridas em áreas que são suscetíveis à doença: pernas, pés e rosto. Se acontecer algum ferimento, é necessário manter o local sempre limpo e aplicar cremes antibacterianos. Manter a área enfaixada também ajuda e deve-se mudar o curativo sempre que for preciso para não piorar o problema. Mantenha as mãos sempre muito bem higienizadas principalmente quando entrar em contato com locais muito sujos ou superlotados. Hidratar a pele do corpo todo também é importante, para que ela não se torne  suscetível a feridas e rachaduras.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! Celulite infecciosa é perigosa e causa muita dor e um mal estar geral! Deixe seu comentário.

Comente Via FaceBook

Comentários

Walkyria Pimpão:
On