Saúde

Cefalexina – O Que É e Qual a Sua Função

cefalexina-embalagemOs antibióticos são medicamentos muito comuns, utilizados para tratamentos como dores de garganta ou infecções. A Cefalexina é um tipo de antibiótico, utilizado para infecções bacterianas, entre elas: sinusite, infecções respiratórias, otite médias, infecções de tecidos moles ou pele, infecções ósseas, infecções do trato geniturinário, infecções dentárias e pré-operatórios. Confira maiores detalhes sobre medicamente e como utilizar no tratamentos das doenças.

O Que É Cefalexina

Cefalexina é um antibiótico de amplo espectro, ou seja, utilizada para tratamento de vários tipos de doenças causadas por micro-organismos (bactérias). Pode ser encontrada em formas de cápsulas, ou em forma líquida, sendo as duas para suspensão oral.
Existem outros nomes pelos quais o medicamento pode ser conhecido, entre eles Keflex, Cefacimed, Ceflexin e Cefaxon. É facilmente encontrado em farmácias e drogarias, tendo seu preço variando entre R$ 15 a R$ 60, dependendo da região onde é comprado.  A venda, como de todo antibiótico, só pode ser realizada com uma receita médica.

Qual Sua Função

Por ser um medicamento próprio para combater infecções de bactérias, não é indicado para tratamento de viroses, já que não possui efeito sobre os vírus. Além do tratamento de doenças, elas são utilizadas em períodos antes de operações, pois diminuem ocorrência de infecção de feridas causadas durante a cirurgia. Nesse caso, o uso deve acontecer até 48 horas antes do ato cirúrgico.
Antes do uso, é necessário constatar se o paciente em questão possui alguma sensibilidade, e testes são feitos para saber do resultado. Em casos de pacientes com meningite, o uso também é proibido. Outras contra-indicações são:

  • Mulheres que amamentam
  • Porfiria
  • Insuficiência renal
  • Hipersensibilidade a penicilina.

Reações adversas ao medicamento são raras, porém em alguns casos o paciente pode apresentar sintomas após o uso, como: náuseas, vômitos, diarréia, alterações de enzimas hepáticas, entre outros.
Como qualquer outro medicamento, só deve ser utilizado sob recomendação médica.

Print Friendly, PDF & Email
Últimas Pesquisas:
  • cefalexina

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.