Saúde

Caxumba – O Que é, Causas e Tratamento.

Caxumba é também conhecida como  papeira ou parotidite e acontece nas glândulas parótidas por infecção viral que fazem o rosto inchar. As glândulas parótidas são responsáveis por produzir saliva e elas se encontram entres as orelhas à frente delas. A caxumba acontece normalmente em crianças. Caxumba-Paroti

No Brasil os casos de caxumba diminuíram muito depois da disponibilização da vacina nos postos de saúde. Caxumba em casos mais graves é capaz de causar surdez, meningite e em caso muito raro levar a morte.

Sendo o paciente do sexo masculino em que esteja em sua puberdade o doente com a caxumba poderá inflamar e deixar inchado com sintomas dolorosos nos testículos (orquite) e no caso das mulheres causa inflamações nos ovários (ooforite) podendo chegar e originar a esterilidade.

Por isso é muito importante sempre o acompanhamento médico.

Caxumba – O Que é, Causas e Tratamento.

Caxumba – Transmissão

Caxumba é muito contagiosa e o vírus que à causa é o Paramyxovirus cuja transmissão se dá por contato direto com gotículas da saliva da pessoa infectada. Caso não tenha tomado a vacina apenas conversar ou estar muito próximo da pessoa com caxumba ou beija-la, ou ainda compartilhar seus utensílios como prato, talheres ou copos pode causar a contaminação pelo virus. A pessoa contaminada pode passar o vírus para outra num período de 6 dias antes do começo dos sintomas e até aproximadamente nove dias depois dos sintomas. O tempo de incubação, ou seja, tempo em que se iniciam os sintomas pode ser de catorze a vinte e cinco dias, mas o mais comum é entre dezesseis e dezoito dias. O curioso é que o hospedeiro natural do vírus da caxumba é o ser humano, assim sendo não é possível adquirir a doença de animais ou plantas somente por contato com pessoa infectada.

Caxumba – Sintomas

Raramente algumas pessoas que contraem o vírus e não apresentam sintomas, ou então seus sintomas são muito pequenos. Os sintomas se apresentam normalmente após duas ou três semanas em que se tem o contato com o vírus. O sintoma mais importante e que se apresenta imediatamente é o inchaço das glândulas salivares (paroditite) que ocorrem em ambos os lados ou apenas em um e que são seguidos por febre, dor de cabeça, fraqueza, dor ao mastigar e engolir e perda de apetite.

Caxumba-Sintomas

Caxumba – Complicações e Tratamento

Caxumba pode desencadear complicações muito sérias, mas elas são raras. Na maioria dos casos a caxumba causa inflamação e inchaço em algum lugar do corpo como os testículos, pâncreas o que causa náusea e vômitos, nos ovários e seios, no cérebro e se neste caso se tornar grave e ainda meningite no caso do vírus da caxumba se espalhar pela corrente sanguínea e infectar o sistema nervoso central. Em casos mais raros a caxumba pode causar a perda da audição que podem atingir os dois ouvidos e no caso da mulher grávida complicação fetais nos primeiros três meses de gestação. 

Caxumba-Cros

Como a maioria das infecções virais a caxumba se trata pelo próprio organismo e tanto as crianças como os adultos se recuperam sem maiores problemas em até duas semanas. Normalmente o doente pode voltar a suas atividades depois de uma semana de diagnosticado com a caxumba. Após a cura o doente se torna imune ao vírus da caxumba. Durante o tratamento o repouso é aconselhado algumas medidas para não espalhar a doença e ter um pouco mais de conforto entre elas ficar na cama até a febre ceder, manter o isolamento e evitar que a doença seja transmitida a outras pessoas, tomar algum analgésico em caso de dor, usar compressas de agua fria ou quente para aliviar a dor,  evitar alimentos que precise de muita mastigação preferindo as sopas ou alimentos macios, evitar os alimentos ácidos tais como frutas cítricas ou sucos que estimulam a produção da saliva e principalmente tomar muito liquido.

Caxumba – Prevenção

A melhor forma de prevenir-se contra a caxumba é com a vacinação já aos quinze meses de vida. Ao contrair o vírus o doente não deve ir a escola ou ao trabalho nos primeiros nove dias do inicio da doença. Não deixar de desinfetar todos os objetos que possam estar contaminados com a secreção do nariz, boca e da garganta do doente.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.