Saúde e Beleza

Castanha de Baru – Benefícios

Castanha de Baru é fruto do baruzeiro e tem um sabor bem parecido com o do amendoim. É nativa do cerrado brasileiro e pode ser encontrado no Triângulo Mineiro, norte do Estado de São Paulo, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Com alto valor nutricional tem sido uma excelente opção para quem busca uma alimentação natural, saudável e diversificada.

Castanha de Baru - Benefícios

Benefícios da Castanha de Baru

Suas propriedades também são utilizadas pela indústria de beleza. Portanto o óleo extraído do baru é usado tanto na cozinha quanto na cosmética. A castanha e Baru ajuda a melhorar  o sistema imunológico e a produção de hormônios. Ela é rica em óleos graxos essenciais (ômega 6 e 9) e tem, ainda, minerais como ferro, zinco, fósforo, cálcio e magnésio, aminoácidos essenciais e alto teor de proteínas: 29,6%, mais que a castanha-do-pará e de caju.

Castanha de Baru - Benefícios

No Cerrado ela  é conhecida como  “viagra do cerrado”, pelo seu grande  poder afrodisíaco. O seu óleo é comparado ao azeite de oliva, é usado também no tratamento de reumatismo. Tem ação antioxidante e anti-inflamatória. A castanha pode fazer parte de nossa alimentação torrada ou em forma de óleo, farinha ou para substituir em receitas o amendoim, amêndoas, castanha de caju, nozes. Por exemplo, no pé de moleque, bolos, doces e paçoca. Mas é importante saber que o consumo da castanha de Baru crua não é indicado. Ela  possui elementos que podem prejudicar a absorção de aminoácidos essenciais.

Castanha de Baru - Benefícios

Já na cosmética o óleo de baru é tão bom quanto o Argan. Principalmente na recuperação de cabelos danificados, proporcionando hidratação, restauração, brilho, maciez e ação anti-frizz. Seu uso na pele hidrata profundamente, estimula a regeneração celular, atenua marcas de estrias, forma uma barreira protetora, conta com ação antioxidante, que combate os radicais livres e o envelhecimento precoce, aumentando a elasticidade e o brilho da pele.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Para beleza dê preferência ao óleo de baru orgânico 100% natural  com prensagem a frio!! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.