Saúde

Carne de Soja – Quais Benefícios a Saúde

Carne de soja é usada como substituta da carne animal por pessoas que seguem o vegetarismo para fornecer proteínas ao organismo. Entre os feijões a soja é a mais importante fonte de proteína e gordura insaturada. Segundo o Dr Luciano Giacaglia, endocrinologista do Hospital das Clínicas da FMUSP e do Hospital Alemão Oswaldo Cruz : “A soja também é fonte de flavonoides com ação antioxidante, de minerais, como potássio, fósforo e magnésio, de vitaminas E, C e do complexo B (exceto a B12) e de carboidratos”,

Carne de Soja

Quais Benefícios a Saúde da Carne de Soja  

A carne de soja quando proteína vegetal texturizada  é um produto muito manipulado industrialmente e seu valor nutricional cai cinquenta por cento em relação aos outros produtos a base de soja. Durante a fabricação as vitaminas se perdem e os inibidores de enzimas ficam intacto isto pode atrapalhar a digestão e levar a deficiências nutricionais. Muito embora estes fatores ela oferece seus benefícios entre os quais compartilhamos abaixo para seu conhecimento:

Carne de Soja  almondega

Perda de peso: Uma porção de cem gramas de carne de soja possui aproximadamente 106 calorias e mesma quantidade de bife de boi possui 252 calorias e um peito de frango no mesmo peso oferece 195 calorias. Portanto podemos afirmar que substituir a carne de boi ou de frango por carne de soja durante as refeições auxiliara muito a diminuir as calorias na alimentação. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Illinois nos Estados Unidos concluiu que a ingestão de soja meche com o hormônio regulador do apetite a leptina e também os seus receptores. Com isso acontece uma aceleração no metabolismo que transforma a queima de lipídios e reduz o peso. É preciso informar que a soja traz certa quantia de carboidratos em sua composição e embora eles sejam importantes para o organismo adquirir energia consumi-los exageradamente faz com que seja armazenado como gordura. Por tudo isso fica claro que para quem quer perder peso pode ter esse beneficio consumindo carne de soja porem não deve depender apenas dela e manter uma dieta saudável e equilibrada além da pratica de exercícios físicos.

Ganho Muscular:  A carne de soja pode ser uma substituta de proteínas para quem não ingere alimentos de origem animal que funcionam como fontes do nutriente. A soja é considerada uma proteína completa. Ela possui todos os aminoácidos essenciais que são as substancias que compões as proteínas e não são fabricadas pelo nosso organismo. São as proteínas as responsáveis em promover o crescimento muscular atuando como construtora e reparando os músculos. A soja ainda eleva as taxas de óxido nítrico que aumenta o fluxo de sangue nos músculos fazendo com que os níveis de hormônios de crescimento sejam bem maiores. Por tudo isso, podemos dizer que um dos benefícios importantes da carne de soja é para o crescimento muscular.

Saúde da mulher:  A soja usada no preparo da carne alternativa esta associada ao alívio de sintomas da menopausa em mulheres como suores noturnos  e ondas de calor. Alimentos à base de soja já foram associados a um menor risco de ter câncer de endométrio e da mama. Em mulheres com menos de sessenta e cinco anos a soja auxilia ans funções cognitivas.

Nutritiva:  A carne de soja é altamente nutritiva, pois além de ser boa fonte de proteínas, ela oferece o ferro, um mineral importante para a respiração celular e a formação de hemoglobina (proteína dos glóbulos vermelhos) no sangue, além de vitaminas do complexo B. Odestaque é a vitamina B12, que dificilmente é encontrada em alimentos de origem vegetal e auxilia na constituição dos glóbulos vermelhos, no sistema nervoso central e na regeneração e reserva de energia dos músculos. 

Diminuição do colesterol ruim:  Trocar a carne tradicional pela carne de soja pode contribuir para a redução dos níveis do colesterol ruim o chamado LDL do organismo. Isso se da por causa de baixo teor de gordura existente na soja.

Redução da pressão arterial:  Segundo o site Dietitians of Canada  a dieta composta de alimentos feitos a partir da soja por  mulheres que estão na fase da pós-menopausa pode causar redução em sua pressão arterial.

Fonte de gorduras saudáveis:  A soja que é utilizada para fazer a carne de soja tem um baixo teor de gordura e é composta por gorduras consideradas saudáveis como as monoinsaturadas e as poli-insaturadas. Também esta inclusa o ácido graxo ômega-3, associado a benefícios ao cérebro e coração além do combate à obesidade e ao diabetes.

A carne de soja embora ofereça todos esses benefícios é importante salientar alguns aspectos negativos. Um fator importante é o ferro que existe em sua composição ele é do tipo não-heme, isso significa que ele tem uma eficiência bem menor na hora de ser absorvido em relação aos tipo heme encontrado na carne animal. Para diminuir este problema é recomendado consumir fontes de ferro heme, como peixes e aves. E se a pessoa não come esse tipo de alimento, o jeito é ingerir comidas ricas em vitamina C, tendo em vista que ela aumenta a absorção de ferro.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Carne de soja com muitos benefícios deve ser consumida com cuidados! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.