Saúde

Carboidratos Refinados – Porque Fazem Mal

Carboidratos Refinados são extremamente prejudiciais. Os alimentos ricos em carboidratos simples são considerados os alimentos mais doces e incluem açúcar refinado, pão francês, mel, geleia de frutas, melancia, uva passa, cereais, arroz branco, macarrão cozido sem molho, pipoca e refrigerante.

Carboidratos Refinados - Porque Fazem Mal

Porque Fazem Mal os Carboidratos Refinados 

Muitos  não sabem, mas existem vários tipos de carboidratos refinados. Os produtos integrais têm esses componentes na sua forma saudável. Já os processados os têm sem qualquer valor nutricional. Esses elementos podem trazer problemas ao organismo. Entre eles estão o aumento no risco de doenças, como os distúrbios cardíacos e a diabetes do tipo 2. Portanto eles devem ser evitados. Os açúcares são os nutrientes processados, como a sacarose e os grãos refinados  como, por exemplo, a farinha branca. Eles prejudicam a saúde porque perdem grande parte de suas vitaminas e nutrientes no processo de refinamento. Além disso, eles possuem um alto Índice Glicêmico (IG) e são  forem digeridos muito rápido.

Várias pesquisas apontam que comer produtos que tenham um IG alto pode desencadear doenças. Esse é um dado que preocupa muito já que os carboidratos refinados estão presentes na nossa alimentação.  É possível encontrar esses componentes em vários produtos. Alguns deles são: massas, cereais matinais, pães, alimentos à base de farinha branca, refrigerantes e alimentos processados.

Carboidratos Refinados - Porque Fazem Mal

Outro ponto ruim dos carboidratos refinados é que eles têm menores taxas de fibras. Dietas com poucas quantidades desse nutriente aumentam o desenvolvimento de doenças, como: câncer de cólon, distúrbios cardíacos, diabetes, obesidade e problemas no sistema digestivo. Carboidratos refinados aumentam o risco de obesidade. Seus componentes são pouco nutritivos e digeridos muito rápido. Ele aumenta o apetite por estimular os picos de açúcar no sangue. O uso prolongado deste componente aumenta a gordura localizada na barriga. Carboidratos refinados aumentam o risco de doença cardíaca e diabetes tipo 2.

Mas nem todos os carboidratos refinados podem causar problemas à saúde, contudo, nem todos os carboidratos são prejudiciais.  Os produtos ricos em carboidratos integrais, são extremamente benéficos. Eles possuem uma série de nutrientes, vitaminas, fibras e minerais essenciais para o funcionamento do organismo. Os grãos integrais, legumes e frutas, por exemplo, são ótimas fontes desse tipo de carboidratos. Por isso, ao invés de basear sua alimentação em produtos ricos em carboidratos refinados, opte por opções mais saudáveis..

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Procure alimentos que tragam beneficio para sua saúde! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.