Diversos

Cão-Guia – O Que é Preciso Saber – Treinamento, Acompanhante e Como Obter

Cão-guia o que é preciso saber sobre este cão treinado para ser responsável por ajudar um deficiente visual no seu dia a dia para se locomover seja para ir ao trabalho ou qualquer outro lugar. É muito incomum vermos deficiente visuais com seu Cão-Guia no Brasil embora existam escolas que os preparam gratuitamente mas muitas delas estão localizadas nos Estados Unidos.

Cão-Guia-Treinando

O cão-guia pode adentrar em lugares públicos e para tanto o animal é totalmente treinado para que atenda as seguintes regras:

  • Deve manter-se muito firme à esquerda ou só um pouco a frente de seu acompanhante;
  • Só pode mover-se depois de receber uma ordem;
  • Deve ter a capacidade de ajudar o deficiente visual em transportes público;
  • Não deve se distrair de forma alguma com outras pessoas, outros animais, barulho, etc
  • Enquanto o acompanhante estiver sentado o animal deve deitar-se em silencio;
  • Saber desviar de caminhos com obstáculos e reconhece-los imediatamente;
  • Parar no topo ou no pé de escadas sempre e lá permanecer até que tenha a ordem para prosseguir;
  • Colocar o deficiente visual sempre a frente dos botões de elevadores;
  • E sempre obedecer aos comandos verbais de quem estiver acompanhando;

Cão-Guia – O Que é Preciso Saber – Treinamento

As raças escolhidas são as que têm como características a força, inteligência, afabilidade e adaptabilidade e as mais comuns para cão-guia são Labrador, Golden Retrave e Pastor Alemão. O treinamento de cão-guia deve ser feito por escolas especiais para cães-guias. São capacitados, responsáveis pelos animais e oferecem os serviços aos cães-guias sem nenhum custo para o deficiente visual, pois são instituições sem fins lucrativos.

Cão-Guia-Treinamento

Essas escolas têm por função:

  • Criar os filhotes que se tornarão cães-guias;
  • Oferecer treinamento aos cães-guias;
  • Treinar novos instrutores;
  • Verificar a combinação entre o cão-guia e seu acompanhante;
  • Treinar também o acompanhante do cão-guia;
  • Verificar e decidir se o cão-guia deve ser aposentado;
  • Certificar-se que o cão-guia aposentado encontre um lar.

O cruzamento para obtenção de um cão-guia sempre é feito entre cães que já tenham habilidades para o trabalho, mas pode acontecer de algum filhote não serem aptos para exercer a função. Quando isto acontece os cãezinhos são aproveitados para outras formas também muito uteis ou fazendo companhia para pessoas doentes, para cadeirantes, etc. ou são vendidos como pets.

Um instrutor de cão-guia esta sempre atento às qualidades necessárias em seus alunos, como aprendizado, concentração, boa memória, inteligente e também que tenha uma saúde perfeita e se o animal tiver tendência a ser agressivo e não conseguir se socializar com outros animais são excluídos.

Cão-guia tem um treinamento muito intenso, rigoroso e gradativo que tem uma duração de aproximadamente dois anos.

O treinamento é semelhante a muitos outros adotados por adestradores onde a recompensa é dada se o animal atende corretamente e a punição para atitudes incorretas. A recompensa do Cão-guia, no entanto nunca pode ser comestível pois o mesmo não pode desviar o foco durante o trabalho por causa de qualquer guloseima.

Cão-Guia – O Que é Preciso Saber – Acompanhante

Cão-Guia o que é preciso saber em relação ao acompanhante é que os dois devem ser conjugado um com o outro e devem passar um tempo inicial de adaptação.

Cão-Guia

No fim do treinamento aproximadamente vinte e cinco por cento dos cães-guia de acordo com cada instituição que se responsabilizou pelo seu treinamento são reprovados. Somente no final de todo processo os que realmente atingem o estágio final são oferecidos aos seus acompanhantes. Normalmente as escolas responsáveis pelo treinamento de cães-guia procuram aproximar cachorros com associados compatíveis.

Cão-Guia-Deitado

As escolas que adestram cães-guia trabalham para unir cachorros e associados compatíveis: um cão mais agitado normalmente é colocado para  auxiliar um deficiente visual mais jovens. Para que essa união se faça é indispensável o treinamento do acompanhante por aproximadamente um mês, especialmente para aqueles que não tiveram qualquer experiência com cão-guia. Durante este treinamento o instrutor deve permanecer todo tempo junto como cão é o acompanhante.

Cão-Guia O Que é Preciso Saber – Como Obter

Quem necessita de um cão-guia deve procurar uma ONGs especializada e Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, no Brasil existem aproximadamente 5,4 milhões de pessoas com alguma deficiência visual. A fila de espera para se conseguir um Cão-Guia já conta com mais de duas mil solicitações e somente setenta pessoas já conseguiram este auxilio.

As organizações responsáveis trabalham de acordo com o montante de doações recebidas somente assim é possível treinar os animais.

Embora haja diferentes critérios para se adquirir um cão-guia a instituição americana Eye Dog Fondation for the Blind Inc faz como exigência os seguintes requisitos básicos:

  • Quem esta solicitando deve estar legalmente cego;
  • Ter uma boa saúde tanto física como mental e ter terminado a escola secundaria;
  • Deve ter a capacidade de alojar e alimentar o cão-guia e dar todos os cuidados que ele necessitar;
  • O Cão-Guia deve ser obtido apenas para propósitos de mobilidade.

Ao preencher todos os requisitos iniciais, o interessado entra em contato com uma ONG direcionada a treinamento de Cães-Guia procura por melhores informações para iniciar o processo, faz sua solicitação e aguarda na fila de espera.

Veja este video e conheça um pouco mais sobre estes companheiros muito especiais:

https://youtu.be/wA3TVyH8_Nk

Abaixo algumas instituições que se dedicam a treinar cães-guias:

Cão Guia Brasil (www.caoguiabrasil.org); 

Associação Cão Guia de Cego (www.caesguia.com.br); 

Projeto Cão-Guia SESI-SP (www.sesisp.org.br/caoguia); 

IIS – Instituto de Responsabilidade e Inclusão Social (www.iris.org.br). 

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.