Candidíase Peniana é uma infecção causada pelo fungo Candida albicans que acontece principalmente na boca e nos órgãos genitais. Se não for tratada adequadamente a Candida pode afetar órgãos internos e o sistema nervoso central.
Causas da Candidíase Peniana
O fungo Candida albicans é natural do organismo humano na pele, boca, órgão genital ou trato gastrointestinal. Quando fica nos locais habituais e em quantidade normal, não causa qualquer tipo de problema à saúde, mas este fungo é um germe oportunista e quando acontece alguma alteração no sistema imunológico ele prolifera intensamente causando o quadro infeccioso. A principal diferença entre a situação normal e a infecção trata-se apenas da quantidade de fungo e a presença de sinais e sintomas.
Embora seja mais comum em mulheres, a candidíase pode surgir também nos homens, tanto crianças como adultos, o que a caracteriza não apenas como uma doença sexualmente transmissível, mas também por secreções ou má higiene no local.
Compartilhamos abaixo algumas causas da candidíase peniana:
– Má higiene do pênis,
– Diabetes mellitus,
– Quimioterapia,
– Uso de drogas,
– Sexo oral com pessoa contaminada,
– Contato sexual com parceira infectada, sem uso de preservativo,
– O consumo frequente de remédios, tais como antibióticos, antidepressivos e corticoides,
– Doenças que deixam o sistema imunológico enfraquecido como AIDS e lúpus, por exemplo.
Sintomas da Candidíase Peniana
Os sintomas da candidíase podem causar muitos problemas no dia a dia na vida como um todo, porque ela causa lesões impede o homem de ter relações sexuais para evitar o contágio da parceira ou diminui o seu desempenho sexual, causando ardência e desconforto. A infecção peniana em homens pela Candida se apresenta como uma balanite a infecção da glande.
Compartilhamos abaixo alguns sintomas de candidíase peniana:
-Vermelhidão, inchaço, dor e placas esbranquiçadas na glande,
-Coceira,
-Corrimento semelhante ao sêmen,
-Ardência ou dor durante a relação sexual,
-Descamação da pele,
-Placas brancas sobre a pele,
-Pequenas bolhas, úlceras e feridas,
-Dor ao urinar.
No principio os sintomas podem passar despercebidos e demora-se a procurar ajuda de um médico urologista, mantenha-se sempre atento aos sinais diferentes no seu corpo já que ela não se manifesta apenas na região genital do homem, mas também pode aparecer no couro cabeludo, garganta, unhas, pele e a boca.
Como Evitar a Candidíase Peniana
O diagnóstico da candidíase peniana deve ser feito através de uma avaliação clínica do pênis, além de um exame laboratorial coletando uma amostra mínima das lesões para analisar a presença ou não do fungo Candida. Constatada a presença do fungo é necessário o uso de medicamentos antifúngicos que pode ser em creme, pomada ou comprimidos.
Compartilhamos abaixo cuidados durante o tratamento:
-Evitar relações sexuais,
-Manter a região genital limpa e seca,
-Evitar o consumo de alimentos gordurosos, açúcares e bebidas alcoólicas,
-Não fumar,
-Beber água em abundância,
-Consumir maior quantidade de verduras e hortaliças.
A candidíase tem cura e para isso deve-se seguir com atenção indicações de tratamento feitas pelo seu médico para que ela não torne a voltar e causar novas lesões na pele.
Compartilhamos abaixo como prevenir a Candidíase peniana:
-Ter uma dieta adequada para manter o sistema imunológico fortalecido,
-Usar preservativos em todas as relações sexuais,
-Ter a região peniana bem higienizada,
-Roupas apertadas, molhadas ou quentes também devem ser evitadas.
Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! Cuidados e prevenções de higiene devem ser observadas para uma saúde perfeita! Deixe seu comentário.
Comente Via FaceBook
Comentários