Saúde

O Que É Câncer de Mama – Sintomas, Tratamento e Como Prevenir

prevenir-cancer-mamaO câncer de mama é o mais popular entre o público feminino, causando a morte de centenas de mulheres todos os anos. Esse câncer é um tumor maligno que se desenvolve nas mamas, como o próprio nome diz. A doença tem vários tipos e subtipos, mas o diagnóstico é feito com duas classificações:

  • Câncer não invasivo: é o tumor que fica localizado em um único ponto da mama, e não se espalha.
  • Câncer invasivo: a membrana do tumor se rompe e as células se espalham pelo organismo, espalhando assim, a doença.

Quanto mais cedo for diagnosticado o câncer, melhor o tratamento, pois o tumor inicial é mais fácil para ser combatido, já que ele ainda não se espalhou pelo organismo e nem comprometeu nenhum outro órgão.

Sintomas

A forma mais tradicional de descobrir um câncer de mama é detectar nódulos no seio através do auto-exame. Porém, essa não é a única forma e alguns sintomas diferentes podem aparecer, como: irritação na pele; surgimento de covinhas ou franzidos anormais que deixam a pele com aspecto de casca de laranja; vermelhidão ou escamação do mamilo ou da pele do seio; secreção do mamilo que não tenha a ver com leite materno; dores ou mamilos; mamilos com bicos voltados para dentro; inchaço em alguma parte do seio.

Prevenção

Alguns cuidados podem ser tomados para prevenir o surgimento dessa doença, que costuma ser silenciosa e atinge milhares de mulheres. Evite o excesso de peso, pois a obesidade aumenta o risco de câncer de mama após a menopausa. Tenha sempre uma alimentação saudável, rica em frutas, vegetais e proteína magra.
Já foi comprovado por estudo que o cigarro aumenta o risco do câncer, ou seja, mulheres fumantes têm maior probabilidade de desenvolver a doença dos que as que não possuem o vício.
Em caso de mulheres gestantes, é indicado amamentação pelo maior tempo possível. Segundo estudos, as mulheres que amamentam os bebês por pelo menos um ano, têm o risco reduzido de desenvolver o câncer.
Terapia com reposição hormonal, que contenham progesterona, não são recomendadas, pois aumentam o risco da mulher desenvolver um tumor maligno. E mulheres que tenham mais de 60 anos, com histórico familiar da doença, podem conversar com os médicos e utilizar medicamentos que bloqueiam hormônios como tamaxífeno e raloxífeno.
O álcool também aumenta o risco da doença, enquanto a atividade física reduz o risco de 10% a 30%.
Além disso, os médicos recomendam que as mulheres sempre façam o auto-exame em casa, durante o banho ou na frente do espelho. O auto-exame é feito da seguinte maneira:

auto-exame-cancer-de-mama-outubrorosa

Big1News, trazendo o melhor para você. Não se esqueça de deixar o seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.