Saúde

Câncer de Mama Masculino – Fatores de Risco

Câncer de Mama Masculino mesmo sendo considerado raro ele pode afetar os homens. Embora raro, o câncer de mama também pode afetar os homens. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil poderá ter aproximadamente 60 mil novos casos de câncer de mama em 2019. Este  número corresponde a 28% de todos os diagnósticos da condição registrada no país.

Câncer de Mama Masculino – Fatores de Risco

Fatores de Risco Câncer de Mama Masculino

Sendo o outubro rosa o mês escolhido para  conscientização principalmente para mulheres, é necessário lembrar que um problema pode afetar os homens também. Embora seja raro os  os riscos existem para eles e as estimativas indicam que, de todos os casos da doença, cerca de 1% são masculinos.

Câncer de Mama Masculino – Fatores de Risco

O oncologista Daniel Gimenes, do Centro Paulista de Oncologia (CPO) – Oncoclínicas, explica o risco para homens existe porque eles também apresentam glândulas mamárias. “Existe um problema muito comum que faz com que os homens não procurem um médico por questões de machismo, pois não passa pela cabeça de ninguém que o homem pode desenvolver um câncer de mama”, comenta o médico.  “Por isso, havendo qualquer mudança suspeita na região mamária, é preciso procurar um especialista para que o câncer não seja descoberto tarde demais”, completa.

Compartilhamos abaixo fatores de risco:

-História familiar de câncer de mama, sobretudo quando relacionada ao gene BRCA2;

-Níveis elevados de estrogênio no homem como em indivíduos que usam compostos à base de estrogênio ou testosterona;

-Disfunção hepática e cirrose;

Obesidade;

-Doenças da tireoide;

-Síndrome de Klinefelter;

-Doenças testiculares;

-Irradiação prévia da região mamária.

É importante tentar remover os fatores de risco, quando possível, evitar uso de compostos hormonais, controle da dieta e peso, evitar álcool, controle de hepatopatias, entre outros.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Somente 1% dos cânceres de mama acontecem no homem! Deixe seu comentário!

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.