Prestação de serviços

Campanha de Vacinação Contra Pólio e Sarampo – Datas

Campanha de Vacinação Contra Pólio e Sarampo já iniciou para crianças de 1 até 5 anos que podem ser vacinadas mesmo se já tomaram a vacina anteriormente. Esta campanha tem o objetivo de aumentar a cobertura vacinal no país e promover proteção adicional para quem já tomou o imunizante.

Campanha de Vacinação Contra Pólio e Sarampo - Datas

Datas da Campanha de Vacinação Contra Pólio e Sarampo

A campanha nacional de vacinação contra poliomielite e sarampo será para quem nunca tomou a vacina, também pretende melhorar o esquema de vacinação de quem não tomou ainda todas as vacinas e aplicar uma dose de reforço para quem já se vacinou completamente tomando assim  todas as doses necessárias à proteção. A campanha vai até o dia 31 de agosto.  Mas, fique atento porque no dia 18 de agosto, acontecerá o Dia D de mobilização, quando os mais de 36 mil postos de vacinação no país estarão abertos ofertando as vacinas.  De acordo com  o ministério, 11,2 milhões de crianças devem ser vacinadas. A meta é chegar a pelo menos 95% delas. O  Ministério da Saúde informa que este tipo de reforço acontece de quatro em quatro anos. Ele  já estava prevista no orçamento da pasta. Esse ano, no entanto, a campanha é ainda mais importante dada à volta da circulação do sarampo no território brasileiro e a ameaça da poliomielite.

Campanha de Vacinação Contra Pólio e Sarampo - Datas

Somente este ano o Brasil já contabilizou 822 casos confirmados de sarampo.. Em Roraima e no Amazonas, estados mais atingidos pelo sarampo, as campanhas já começaram e estão ligadas ao surto. Já em relação à paralisia infantil, trata-se de uma precaução, já que 312 cidades estão abaixo da meta estabelecido para o controle da doença e um caso foi registrado na Venezuela no mês de junho. Não há, contudo, casos de paralisia infantil no Brasil. A doença foi erradicada no país em 1994; já o certificado de eliminação do sarampo havia sido alcançado em 2016.

Campanha de Vacinação Contra Pólio e Sarampo - Datas

O ministério informou que para a poliomielite, as crianças que não tomaram nenhuma dose durante a vida, receberão a Vacina Inativada Poliomielite. Já os que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a Vacina Oral Poliomielite, a conhecida “gotinha”. Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina Tríplice Viral (que também protege contra caxumba e rubéola), seja qual for a situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias. Contra a poliomielite: crianças de 1 até 5 anos independentemente de quantas doses já tomou. Em casos de nenhuma dose, será aplicada a Vacina Inativada Poliomielite. Em caso de uma ou mais doses, será aplicada a Vacina Oral Poliomielite, a famosa “gotinha”.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Todas as crianças de um a quatro anos devem comparecer nas unidades básicas de saúde. Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.