Câimbra Muscular – Causas e Como Prevenir
Câimbra Muscular acontece de repente e até hoje os especialistas ainda se questionam porque ela acontece. A câibra é uma dor intensa distingui-se pela contração rápida, dolorosa e involuntária dos músculos. A câibra é um problema considerado bem comum, e pesar de não indicar nenhuma doença grave, pode mostrar que ocorre um desequilíbrio de água e nutrientes no organismo.
Causas da Câimbra Muscular
A câibra é uma contração rápida e dolorosa de um músculo ou de vários músculos. Podem afetar qualquer parte do corpo, entretanto é mais comum na região dos pés, mãos ou pernas, principalmente a panturrilha e a parte de trás da coxa. A contração do músculo pode ocorrer por causa de desequilíbrio hidroeletrolítico da área onde a dor aparece. Isto quer dizer que quando sentimos cãibra nosso organismo pode estar indicando a necessidade de repor a água e os sais minerais, como potássio e sódio nesta região.
As câimbras não são graves e surgem após a prática de exercício físico intenso ou devido à falta de água no músculo. Elas também podem acontecer durante a gravidez ou por causa de problemas de saúde como falta de minerais, diabetes, doenças no fígado ou miopatia. Apesar da maioria das cãibras musculares serem inofensivas, algumas podem estar relacionados a uma condição médica subjacente.
Compartilhamos abaixo algumas causas da câimbra:
-Estreitamento das artérias;
-Compressão do nervo;
-Deficiência de potássio, cálcio ou magnésio;
-Uso de medicamentos diuréticos;
-Diabetes;
-Doenças neurológicas;
-Doenças do fígado;
-Distúrbios da tireoide;
-Alcoolismo;
-Fatores de risco.
-Idade avançada;
-Desidratação;
-Atividade física intensa
-Gravidez;
-Anemia;
-Sedentarismo;
-Fratura óssea;
-Ingestão excessiva de álcool;
-Presença de doenças metabólicas.
Como Prevenir Câimbra Muscular
A banana é muito popular quando se fala em prevenção de câimbra. E ela é excelente opção por ser rica em potássio, um dos principais minerais responsáveis pelo equilíbrio hidro eletrolítico. Ela ainda ajuda na prevenção da contração, mas, se não houver a reposição dos demais nutrientes e sais minerais isso pode não ser suficiente. É necessário também o consumo de alimentos ricos em magnésio, potássio, sódio e cálcio de forma equilibrada, para garantir uma ótima contração muscular e diminuir a incidência das cãibras. Beber bastante água diariamente também é fundamental para ajudar a eliminar as cãibras, pois uma das maiores causas da ocorrência de cãibra é a desidratação.
Compartilhamos abaixo alimentos que melhoram os sintomas da cãibra:
-Amendoim;
-Abacate;
-Cenoura;
-Chá preto;
–Brócolis;
-Algas;
-Azeitona;
-Bacon;
-Carne seca;
-Amêndoa;
-Castanha-do-Pará.
Se a câimbra aparece mais de 1 vez por dia ou demora mais de dez minutos para passar é importante consultar o seu médico para identificar a causa da câimbra e iniciar o tratamento correto.
Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Existem alimentos que ajudam a combater a câimbra e podem ser incluídos em sua alimentação diária! Deixe seu comentário.
Seja o primeiro a comentar!