Cadeirinha de Carro Para Crianças – Dúvidas e Quais os Tipos
Cadeirinhas de carro para as crianças, hoje é uso obrigatório, saiba os tipos e a idade que sua criança terá que usar e garanta a proteção de seu filho.
No Brasil o uso da cadeirinha para crianças é obrigatório e cabe multa para quem transportar as crianças de forma errada. Mas acima de tudo o importante é que seu filho esteja em segurança no seu carro.
As cadeirinhas são projetadas para segurar as crianças nos seus pontos mais resistentes do corpo já que seu corpinho é muito frágil, e dessa forma causar o mínimo de ferimentos internos. Até mesmo o cinto de segurança posicionado de forma incorreta pode causar lesões nos órgãos levando à criança a um possível óbito.
Sabendo das consequências o uso da cadeirinha dever ser adotado como um costume para as crianças assim como o cinto de segurança é para os adultos. Se você acostumar seu filho desde pequenininho a se sentar na cadeirinha no banco de traz ele vai se acostumar e achar que é simplesmente natural e muito divertido.
O mais importante até mesmo que a idade é o peso de seu filho, de acordo com o manual haverá instrução devida para você obter a cadeirinha correta para o uso.
Cadeirinha de carro para crianças – Dúvidas e Quais os Tipos:
Bebê-Conforto:
Devem ser colocadas de costas para o banco da frente do carro, ideais para bebês que pesem até 9 kg. Algumas são mais reclinadas e podem carregar bebês de até 13 kg. À maioria possui uma base que fica acoplada ao cinto de segurança facilitando a retirada da cadeirinha.
O Bebê-Conforto com cinto de segurança interno de cinco pontos se encaixa na maioria dos carrinhos. Dessa forma você pode tirar o bebê de seu carro dormindo com a cadeirinha sem ter de acorda-lo. São chamados de Travel Systems.
Mas fique atento porque quando a criança chegar ao limite de peso de 9 kg ou até13kg você terá de comprar outra poltrona e se ela ainda não tiver um ano terá de ser a reversível.
Poltronas reversíveis:
Alguns modelos dessa cadeirinha podem carregar desde recém-nascidos até crianças com aproximadamente 16 kg. Deverá ser instalada de costas para o banco da frente do carro se seu bebê ainda for pequeno para proteger com eficácia o pescoço da criança em caso de impacto.
Hoje os fabricantes orientam que se mantenha a criança virada para traz o máximo possível, até o limite de peso de cada modelo. Portanto 9 kg e um ano é o mínimo.
Normalmente essas poltronas tem um cinto de segurança de cinco pontos, mas você pode encontrar também modelos que se transformam em boosters onde a criança pode usar o cinto do próprio carro.
Para crianças com mais de 9 kg e mais de um ano existem as poltronas reversíveis que só podem ser usadas viradas para frente. Você deve ler o manual atentamente antes de comprar o modelo ideal para seu filho.
Poltronas boosters, usando o próprio cinto do carro:
Indicada para crianças mais altas essas poltronas ou banquinhos permitem o uso do cinto normal do carro e na posição correta. Podem ter encosto ou não e se você escolher o sem encosto é obrigatório que seu carro tenha a proteção para a cabeça, o que evita o efeito chicote no caso de acidente e lesões na medula espinhal.
Não tenha pressa em mudar a cadeirinha do seu filho porque por resolução do Contran esses tipos de poltronas só podem se usados em crianças com mais de 4 anos de idade.
O ideal é que a criança use a poltrona até alcançar 1,45 m de altura e a legislação brasileira diz que esse tipo de cadeira é obrigatório para crianças de até sete anos e meio de idade e ai finalmente ela poderá usar o cinto do carro sem problemas.
Não use a cadeirinha apenas em viagens, ela deve ser usada o tempo todo para que a criança se habitue a ela. Leia atentamente o manual e proceda a instalação corretamente para que realmente seu filho esteja seguro.
Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você.
Gostou da matéria?
Deixe seu comentário.
Seja o primeiro a comentar!