Cachorro Que Destrói os Objetos – Dicas de Como Evitar
Cachorro que destrói os objetos é muito comum porque morder e mastigar faz parte do comportamento natural enquanto são filhotes da mesma forma que as crianças ao explorar o ambiente têm o costume de colocar os objetos na boca. Para evitar que seus moveis ou outros objetos sejam destruídos deve-se tomar certos cuidados.
Cachorro Que Destrói Objetos Dicas de Como Evitar
Para ajudar é bom entendermos por que o cachorrinho tem estes costumes, quais os motivos que fazem com que ele tenha este comportamento. Os sintomas estão divididos em níveis e existe mais de um estágio para esse comportamento.
Veja abaixo os sinais clínicos e saiba em qual deles se enquadra o perfil de seu cachorrinho:
Destrutivo primário: Neste nível seu cachorro ira destruir as pernas de seus moveis ou plantas. Cavar também é um sintoma do conduta destrutivo e pode ser feito pelo animal perto ou longe de seu dono;
Destrutivo Secundário: O cachorrinho faz estas coisas quando o dono esta por perto somente para que possa chamar sua atenção;
Obsessivo ou compulsivo: O cachorrinho passa muito tempo mordendo ou lambendo móveis, tapetes e até mesmo as pernas do dono isto acontece o dono estando perto ou não;
Ansiedade ou separação: O comportamento destrutivo nestes casos faz com que o animal mastigue as coisas do dono, destrua portas, móveis, tapetes enfim tudo que for possível. Geralmente isto só acontece quando o dono não esta por perto;
Medo: O medo desencadeia o comportamento destrutivo e pode ser o sinal clinico quando tem medo de trovões e é um caso de fobia ou medo e, além disso, o animalzinho tem tremedeiras e quando o dono se ausenta os sintomas pioram.
As causas podem ser:
As causas tem ligação ao tipo, ou seja, nível de destruição e aos sinais clínicos. No comportamento primário a causa provável é a falta de atividade diária ou supervisão. No secundário o animal pode apenas estar querendo proteger o seu território. Se perceber alguma obsessão o comportamento pode estar ligado a algum distúrbio e veterinário deve ser consultado. Se a causa for ansiedade ou separação, por exemplo, será feito um tratamento para que pare de destruir suas coisas. Da mesma forma deve ser feito um tratamento quando a causa for medo ou fobia.
Deverão ser realizados os exames de rotina para verificar se não há outra doença que esteja propiciando esse comportamento. No caso de cães mais velhos, o veterinário poderá pedir até mesmo uma tomografia ou ressonância para ver se o cérebro está funcionando perfeitamente. Se não houver nenhuma doença nos exames, o problema deverá ser tratado como comportamental.
Tratamento para cachorro com comportamento destrutivo:
Ao identificar a causa pode ser necessário um tratamento clinico, mas se o comportamento não tiver ligação com nenhuma doença os tratamentos devem ser por meio de instruções de comportamento e talvez seja necessário algum medicamento.
No caso de comportamento destrutivo primário treinar a obediência é fundamental para que o cãozinho aprenda que não deve morder se não for um brinquedo que lhe pertence. Usando este procedimento desde o inicio possivelmente não será necessário o uso de medicação. Caso tenha algum problema em fazer o treinamento sozinho procure um adestrador de cães ele poderá lhe ajudar.
Caso o comportamento destrutivo estiver no nível secundário existira a necessidade de medicação e treinamento do cão. O médico veterinário poderá orienta-lo ensinando alguns exercícios para serem feitos diariamente, mas é importante o auxilio de um profissional para fornecer ajuda.
Niveis mais avançados de comportamento destrutivo deverão receber medicações mais fortes e o treinamento deve ser intensivo. A prevenção é sempre o melhor a fazer, portanto ensine seu animalzinho desde pequeno a obedecer e não morder suas coisas. Tudo deve ser feito sempre com muito carinho pois a violência só faz piorar as condições de seu amiguinho. Ao perceber que seu cachorrinho tem tendências a ter um comportamento destrutivo contrate um adestrador qualificado para lhe ajudar desde cedo.
Video de Dicas para adestrar seu Cãozinho:
https://youtu.be/qvXcg39u9mU
Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Cuidar do seu cãozinho desde pequeno com carinho faz a diferença!!! Deixe seu comentário.
Seja o primeiro a comentar!