Diversos

Cachorro Morder as Patas – Causas e Modo de Tratar

Cachorro Morde as Patas muitas vezes, porque alguma coisa o está incomodando ou porque lhe dói. Ele lambe morde e isto pode demonstrar que esta com algum tipo de ansiedade ou alguma condição médica. Embora as razões sejam diversas é importante resolver o problema o mais rápido possível. Isto evitara que se torne um comportamento contínuo e até obsessivo e o cachorro acabe por machucar a si mesmo.

Cachorro Morder as Patas – Causas e Modo de Tratar

Causas de o Cachorro Morder as Patas

Se não cuidar deste problema com atenção  negligenciar, com o tempo a pele do local vai ficar mais grossa, os pelos próximos vão cair e a área afetada pode até mesmo chegar a ulcerar.

Compartilhamos abaixo algumas causas de o cachorro morder as patas:

As alergias podem ser uma das causas e mesmo que os cães também espirrem, as reações alérgicas são um dos motivos pelos quais os cachorros podem morder suas patas. De fato, este é um dos motivos mais comuns. O problema não está nas patas do seu cachorro, mas sim no seu nariz e ouvidos. O seu cachorro pode estar reagindo a uma alergia ou a uma infecção de ouvido. Ele  mastigará as patas por causa das alergias a elementos que inalam, como o pó, mofo e o pólen e que muitas vezes reagem na pele causando coceira. A conhecida febre do feno que é uma doença infecciosa cujo principal sintoma é o aumento da temperatura corporal pode ser um exemplo. O cachorro não só morde as patas, mas também coçar as axilas, esfregar a cara e as orelhas. Os animais, tal como as pessoas, podem ter dermatite por contato devido à exposição e contato com produtos químicos tais como sabões ou pesticidas não aptos para a pele delicada do cachorro. Isso deriva geralmente em dermatite atópica.

Cachorro Morder as Patas – Causas e Modo de Tratar

A pele seca pode ser tão incômoda para um cão como para um ser humano. Ela causa coceira e a pele fica irritada e por isso ele tem o desejo e a necessidade de morder as patas, para se livrar da sensação de secura. Enquanto uma dieta balanceada de um cachorro que contém ácidos graxos ajuda a hidratar e proteger a sua pele, a falta desta fonte hidratante, pode ser uma causa de secura. O ar seco que vem com a temporada de inverno também causa fissuras e secura na pele. Existem outros motivos para que um cachorro morda suas patas podem ser a reação do instante em que esteja doendo ou uma picada de inseto, uma ferida, uma unha quebrada ou lascada ou pode ter ficado alguma coisa dentro dela e pode estar tentando removê-la, etc.

Os cães que estejam estressados, ansiosos ou simplesmente muito aborrecidos podem ter comportamentos prejudiciais e obsessivos como lamber as patas. E se a situação não for controlada pode provocar uma dermatite acral por lambedura.

Como Tratar Cachorro Quando Morder as Patas

Quando seu cachorro começar com estas atitudes de morder as patas é importante fazer o tratamento rapidamente. O mais importante é sempre buscar ajuda e orientação médica para qualquer tipo de problema em seu amiguinho.

Use um xampu antipulgas porque a causa mais comum de irritações e mordidas nas próprias patas são as irritações na pele do cachorro causada pelas pulgas. E uma das coisas que mais incomoda um cão são elas. Por isso, invista em um bom banho no cachorro usando um xampu antipulgas, para matá-las o mais rápido possível. Se esse for o problema, em pouco tempo o cachorro já para de morder as próprias patas.

Acabe com os carrapatos este é outro bichinho que causa muito problema e que pode tirar a paz do seu cachorro. Os carrapatos sugam o sangue do animal e provocam a coceira intensa. Nesse caso, o procedimento é igual ao citado acima. Invista em um pó que mata carrapatos e depois retire eles com calma e de preferência usando uma pinça.

Cachorro Morder as Patas – Causas e Modo de Tratar

Verifique se o problema não é uma alergia porque os cães, assim como os humanos, podem desenvolver alergias. E as causas são variadas: Pode ser o xampu que você usa para dar banho no seu cachorro, outro produto para limpeza ou até mesmo algum problema gerado por causa da alimentação incorreta do cachorro. Use uma marca de ração apropriada evitando assim o desenvolvimento de alergias alimentares no seu cachorro e provocar irritações na pele.

Use vaselina esta dica é muito útil para evitar o hábito do cão de morder as próprias patas. Em muitos casos, o cachorro morde as próprias patas por causa dos problemas anteriores. Mas, mesmo depois que o problema é resolvido, ele continua mordendo de maneira compulsiva. Neste caso especifico, a vaselina entra como uma grande aliada, pois tem um gosto desagradável e impede que o cão lamba ou morda as próprias patas.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Todo comportamento diferente de seu cão deve ser visto com atenção! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.