Beleza

Cabelos Porosos – Sinas e Causas

Cabelos Porosos pode surgir por diversos motivos entre eles o uso em excesso de processos químicos e a falta de alguns nutrientes essenciais para a saúde do cabelo. Quando estão com problemas em relação à porosidade capilar, os cabelos ficam ásperos, quebradiços e sem elasticidade, deixando. Isto faz com que tenha a aparência “espigada” e muito feia.

Sinais de Cabelos Porosos

Isso acontece porque as escamas dos fios estão abertas permanentemente. Isto dificulta a absorção de nutrientes, deixando-os mais vulneráveis à ação de agentes externos, como o vento e a  poluição, sol e outros. O problema também dificulta afixação de tinturas.  Para conferir se o seu cabelo esta poroso é possível fazer um teste bem simples. Segure os fios e os estique. Em seguida, com o polegar e o indicador em formato de pinça, passe os dedos pelos fios. Se achar nós ou uma espécie de “areiazinha”. Caso tenha sim isto significa que as cutículas estão abertas.

Ter um pouco de porosidade até que pode ser encarado como normal. Ajuda a manter a sua saúde e beleza.  Com este nível baixo a fibra capilar mantém certa resistência para a realização de processos químicos. E também a entrada de nutrientes dos produtos de tratamento. Mas, os cabelos ficam fracos e sem brilho porque os fios mais porosos apresentam o pH em nível alcalino e as cutículas ficam permanentemente abertas. Facilitando assim a entrada de agentes que danificam e fragilizam a fibra capilar, e também contribui para a saída constante de nutrientes e pigmentos, o que causa o aspecto áspero e opaco no cabelo.

Causas de Cabelos Porosos

Normalmente os cabelos pouco porosos e que tem as cutículas completamente fechadas pode vir a ter o aumento da oleosidade. Porque este tipo de fio tende a acumular o sebo do couro cabeludo mais rapidamente.

Compartilhamos abaixo algumas causas do cabelo poroso:

Descolorir os fios ou colori-los frequentemente pode ser caminho rápido para cabelos porosos. Quando descolorimos os cabelos é necessário abrir a cutícula do fio para poder penetrar o produto. Ao entre o produto  traz um efeito colateral que acaba quebrando alguns aminoácidos dessa fibra. Formam-se então lacunas e há perda de massa capilar. Para fecha-las a recomendação é que aumente ao máximo o intervalo entre as descolorações e evite puxar o descolorante para as pontas, no caso de reflexos feitos a cada dois ou três meses.

A progressiva também podem desenvolver alto grau de porosidade. Na verdade ela cria  uma película no fio, e ele não troca mais oxigenação com o ambiente. Assim a umidade que o fio produz não consegue sair e o cabelo vai apodrecendo e perdendo a densidade.

E o excesso de calor que acontece com o juso de secadores e modeladores de cachos também são vistos como grande inimigos dos fios quando usados frequentemente e com potência máxima, em temperaturas elevadas. Mas, no caso de tais ferramentas, o uso de leave-in com proteção térmica pode amenizar o prejuízo.  Procure usar o secador na temperatura morna e sempre com distância dos fios.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? A porosidade capilar nada mais é que a capacidade do fio em absorver e manter a umidade dentro dele! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.