Beleza

Cabelos Porosos – Sinas e Causas

Cabelos Porosos pode surgir por diversos motivos entre eles o uso em excesso de processos químicos e a falta de alguns nutrientes essenciais para a saúde do cabelo. Quando estão com problemas em relação à porosidade capilar, os cabelos ficam ásperos, quebradiços e sem elasticidade, deixando. Isto faz com que tenha a aparência “espigada” e muito feia.

Cabelos Porosos – Sinas e Causas

Sinais de Cabelos Porosos

Isso acontece porque as escamas dos fios estão abertas permanentemente. Isto dificulta a absorção de nutrientes, deixando-os mais vulneráveis à ação de agentes externos, como o vento e a  poluição, sol e outros. O problema também dificulta afixação de tinturas.  Para conferir se o seu cabelo esta poroso é possível fazer um teste bem simples. Segure os fios e os estique. Em seguida, com o polegar e o indicador em formato de pinça, passe os dedos pelos fios. Se achar nós ou uma espécie de “areiazinha”. Caso tenha sim isto significa que as cutículas estão abertas.

Cabelos Porosos – Sinas e Causas

Ter um pouco de porosidade até que pode ser encarado como normal. Ajuda a manter a sua saúde e beleza.  Com este nível baixo a fibra capilar mantém certa resistência para a realização de processos químicos. E também a entrada de nutrientes dos produtos de tratamento. Mas, os cabelos ficam fracos e sem brilho porque os fios mais porosos apresentam o pH em nível alcalino e as cutículas ficam permanentemente abertas. Facilitando assim a entrada de agentes que danificam e fragilizam a fibra capilar, e também contribui para a saída constante de nutrientes e pigmentos, o que causa o aspecto áspero e opaco no cabelo.

Causas de Cabelos Porosos

Normalmente os cabelos pouco porosos e que tem as cutículas completamente fechadas pode vir a ter o aumento da oleosidade. Porque este tipo de fio tende a acumular o sebo do couro cabeludo mais rapidamente.

Cabelos Porosos – Sinas e Causas

Compartilhamos abaixo algumas causas do cabelo poroso:

Descolorir os fios ou colori-los frequentemente pode ser caminho rápido para cabelos porosos. Quando descolorimos os cabelos é necessário abrir a cutícula do fio para poder penetrar o produto. Ao entre o produto  traz um efeito colateral que acaba quebrando alguns aminoácidos dessa fibra. Formam-se então lacunas e há perda de massa capilar. Para fecha-las a recomendação é que aumente ao máximo o intervalo entre as descolorações e evite puxar o descolorante para as pontas, no caso de reflexos feitos a cada dois ou três meses.

A progressiva também podem desenvolver alto grau de porosidade. Na verdade ela cria  uma película no fio, e ele não troca mais oxigenação com o ambiente. Assim a umidade que o fio produz não consegue sair e o cabelo vai apodrecendo e perdendo a densidade.

E o excesso de calor que acontece com o juso de secadores e modeladores de cachos também são vistos como grande inimigos dos fios quando usados frequentemente e com potência máxima, em temperaturas elevadas. Mas, no caso de tais ferramentas, o uso de leave-in com proteção térmica pode amenizar o prejuízo.  Procure usar o secador na temperatura morna e sempre com distância dos fios.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? A porosidade capilar nada mais é que a capacidade do fio em absorver e manter a umidade dentro dele! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.