Buraco de Kola ou Poço Superprofundo – Onde Fica e Quais Descobertas
Buraco de Kola ou Poço Superprofundo – Onde Fica
Buraco de Kola ou poço superprofundo conhecido como o mais profundo do mundo e feito pelo homem na antiga União Soviética. É uma escavação com doze quilômetros de profundidade, considerada um record e para que os cientistas conseguissem atingir esta distância foi necessária a melhoria de uma série de equipamentos desenvolvidos especialmente para a abertura do poço.
Burako de Kola esta localizado a dez quilômetros de Zapolyarny e o seu projeto começou na década de 70 e um dos seus objetivos era proporcionar ao homem atravessar a crosta terrestre para poder estudar e entender a formação do nosso planeta Terra.
Naquela época muitos viam a escavação com medo, achando que, o buraco pudesse dar inicio a uma série de desastres sísmicos no nosso planeta e alguns chegaram mesmo a dizer que poderiam ser liberados os demônios que estariam presos no inferno. Mas nada disso se confirmou é claro.
Em 1982 o Burako de Kola já tinha uma profundidade de doze mil metros e sete anos pós o inicio das perfurações alcançou aproximadamente doze mil duzentos e sessenta e dois metros e se tornou o mais profundo perfurado pelo homem.
A ideia era alcançar quinze metros, mas em 1993 abandonaram o projeto por que as temperaturas eram muito altas no fundo do poço aproximadamente 180º graus e nas suas camadas mais baixas acima de quinze metros atingiria os 300º graus. Foram 24 anos de escavações que renderam aos cientistas muitas descobertas.
Buraco de Kola ou Poço Superprofundo – Quais Descobertas
Uma das principais descobertas no evento é que a doze quilômetros na crosta terrestre foi confirmada a presença de água o que deixou os cientistas muito surpresos. E eles também descobriram fósseis de tamanho microscópico num total de vinte e quatro tipos de organismos unicelulares diferentes que já estavam mortos a muito tempo.
Puderam também acessar as rochas de 2,7 bilhões de anos atrás o que é maravilhoso, mas ao mesmo tempo estas rochas se tornaram um desafio intransponível para os cientistas envolvidos nesta pesquisa já que as temperaturas ultrapassavam os cento e oitenta graus Celcius, oitenta graus a mais do que os cientistas haviam previsto no inicio do projeto.
A conclusão mais impressionante foi a estimativa feita pelos cientistas que calcularam que a distancia a ser percorrida até o centro da Terra deve ser de aproximadamente 6.400 km o que faz com que os onze quilômetros percorridos seja apenas uma amostra do que esta mais abaixo de todos nós.
Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Deixe seu comentário.
Seja o primeiro a comentar!