Saúde

Brócolis – Propriedades e Benefícios

Brócolis pertence à família do Repolho e é também conhecido como brócolos, cujo nome botânico é Brassica oleracea. Costuma-se comer cru em saladas e cozidos ou no vapor para preparar ensopado ou vários molhos e suco. De origem Europeia, os brócolis são cultivados desde a época do Império Romano, sendo considerado um valioso alimento.

brocolis-propriedades-beneficios

Propriedades do Brócolis

O brócolis é cultivado em várias regiões do mundo, mas se desenvolvem melhor em climas frios quando expostos a uma temperatura que esteja em torno de 18 a 23 graus. Rico em minerais, como o cálcio, potássio, ferro, zinco e sódio e composto por diversas vitaminas, como A, C, B1, B2, B6, K, bem como fibra alimentar, o brócolis é conhecido como um super alimento e de pouquíssimas calorias  a cada 100 gramas possui em torno de 36 kcal. Além de todos benefícios ele também é conhecido por possuir propriedades anticancerígenas, por conter fitoquímicos como os compostos isotiocianatos. Pesquisas recentes dão conta que o consumo diário de brócolis evita doenças do coração, evita úlceras e gastrites.

brocolis-propriedades-e-beneficios

Se forem cozidos em excesso os brócolis perdem grande parte de seus nutrientes e sua textura também é alterada. O ideal é cozinhá-los em vapor ou em panela tampada contendo pouca água, por pouco tempo. Desta maneira todas as suas propriedades benéficas a saúde serão conservadas.  Os brócolis são alimentos muito perecíveis e, portanto devem ser guardados em sacos plásticos e mantidos sob refrigeração, ou seja, na geladeira por no máximo uma semana.

Benefícios do Brócolis

Contra o Câncer: O Brócolis é uma fonte de glucorafanina que é convertido em sulforafano. Brócolis é recomendado para ser consumido cru caso contrário, vai diminuir o nível de sulforafano enquanto processá-lo. Ele também contém o selênio e diindolylmethane que apresenta propriedades anti-cancerígenas e restringe o crescimento de células cancerosas. Outro composto que se encontra no Brócolis é indol-3-carbinol, que ajuda na reparação do ADN em células e restringe a células cancerosas. O cancro do cólon, cancro da mama e cancro de próstata pode ser impedida com o seu consumo.

Brócolis Reduz Pressão Arterial: Brócolis é uma excelente fonte de magnésio e cálcio, que ajuda na regulação da pressão arterial. Ele contém glucorafanina que aumenta as propriedades antioxidantes dos tecidos do corpo. Os brócolis também têm propriedades anti-inflamatórias e relaxa os músculos do coração e artérias.

brocolis-suco

Para o Coração: Os Brócolis são ricos em fibra alimentar que ajuda na redução do nível de colesterol no organismo. e ainda Tem propriedade anti-inflamatório, devido à presença de sulforafano, que ajuda a reduzir os danos ao revestimento do vaso sanguíneo. Brócolis também contém o antioxidante beta-caroteno, que ajuda a restringir o dano celular nos músculos cardiovasculares.

Para a Pele e o Sistema Imunológico: O Brócolis é rico em vitamina C e antioxidantes. Estes compostos ajudam na prevenção do envelhecimento, rugas e pigmentos na pele. Os Anti-oxidantes ajudam a prevenir a formação de radicais livres que pode causar problemas relacionados com a pele e do câncer. A glucorafanina está presente no brócolis que protege contra os danos do sol e ajuda a própria reparação da pele. glucorafanina, gluconasturtiin e glucobrassicin ajuda na desintoxicação do corpo. Ele contém vários anti-oxidantes como caroteno e traços de minerais que ajudam no Fortalecimento da imunidade.

Para os Olhos: O Brócolis é fonte de carotenóides. Ela é rica em luteína e zeaxantina. Estes antioxidantes estão presentes na mácula dos olhos e ajudar na prevenção da degeneração macular relacionada com a idade.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Consumir o brócolis é importantíssimo para manter a boa saúde e ele ainda é muito saboroso! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.