Brincando de cientista é uma maneira de distrair as crianças seja onde estiver e com os materiais que tiver a mão. Ajuda o desenvolvimento da criatividade infantil usando o mundo imaginário e com certeza é uma brincadeira que ira divertir a todos.
Atividade Infantil Brincando de Cientista
Muitos acham que a ciência é desagradável e sem graça, mas um projeto do Mad Science que teve seu inicio no Canadá a mais de trinta anos e já esta no Brasil desde 2008 tem ajudado as crianças a entrar no universo dos cientistas o que tem estimulado o desejo de se tornar um deles. Existem cursos extracurriculares ou oficinas para crianças entre 5 e 12 anos que podem ser feitos em festinhas de aniversário com monitores que fazem o papel de cientista maluco e com suas experiências realizadas estimula as crianças e suas curiosidades.
Abaixo compartilhamos alguns exemplos de experiências para crianças:
Flores mudando de cor:
Material Necessário:
– 2 flores brancas com caule longo pode ser cravo ou margarida;
– 2 copos plásticos transparentes;
– 1 vidrinho de corante alimentício na cor desejada;
– tesoura sem ponta;
– água.
Como Fazer:
Encha os dois copos com água até a metade.
Coloque 30 gotas de corante em um deles, até a água ficar em tom bem forte.
Corte o caule das flores no meio com a tesoura. Coloque uma no copo colorido e outra na água pura.
Espere 24 horas para conferir o que acontece – analise bem o resultado e faça anotações sobre o que mudou, como um autêntico cientista.
A explicação é que as plantas absorvem água através da raiz e o líquido percorre o caule da planta até chegar às folhas e flores. O corante alimentar não prejudica a planta e ajuda a mostrar esse trajeto.
Eletrostática dobrando a água:
Material Necessário:
– 1 pente ou caneta de plástico
– 1 torneira
– 1 pedaço de feltro ou lã
Como Fazer:
Ligue a torneira, deixando um fio bem fino de água corrente.
Esfregue o pente várias vezes no feltro (ou no cabelo, desde que ele esteja bem seco).
Agora, bem devagar e sem tocar na água, aproxime o pente do fio de água.
Quando se esfrega o pente ele fica carregado de átomos dele com o que os cientistas chamam de elétrons, que possuem cargas negativas. Agora que tem carga negativa, o pente será atraído por outras coisas que possuem carga positiva, como a água. Igual ao ímã onde a atração é tão forte que o fio de água se move na direção do pente!
A cor do sol: O objetivo é ensinar as crianças que a cor do sol tem muitas tonalidades e que elas formam o arco-íris.
Como Fazer:
Prenda uma folha de papel branca em um local seco, ao sol.
Com um CD, encontre o reflexo exato na folha. A luz do sol, ao incidir no CD, será decomposta em várias outras cores na sua folha de papel.
Relógio de água: Esse sistema foi um dos primeiros métodos de medição do tempo utilizado pelo e se chama clepsidra.
Material necessário:
– uma garrafa Pet;
– água;
– caneta para escrever em plástico.
Como fazer:
Corte a garrafa pet ao meio, faça um furo bem pequeno na tampa. Pegue a parte superior da garrafa com a tampa e coloque de cabeça para baixo dentro da outra parte da garrafa.
Coloque água na parte da garrafa que está de cabeça para baixo de forma que a água pingue pela tampa. Escolha uma fração de tempo pode ser dez minutos, por exemplo, e marque a posição da água na parte inferior com a caneta. Faça isso até escorrer toda a água.
Depois retire a água da parte de baixo e retorne para a parte da garrafa que tem a tampa. Cada vez que o volume de água atingir a marca, significa que passaram x minutos neste caso 10 minutos.
Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Brincando e estimulando o lado cientista de toda criança despertando para este universos cientifico! Deixe seu comentário.
Comente Via FaceBook
Comentários