Beleza

Botox – O Que É, Tratamento, Vantagens e Cuidados

aplicacao-botoxEm busca da beleza ideal e de ficar sempre jovem, a maioria das mulheres optam por tratamentos estéticos. Os tratamentos visam modificar alguma característica ou imperfeição, ou até mesmo, remover os sinais de envelhecimento, como rugas e marcas de expressão. Um dos tratamentos mais populares é o botox, adotado por muitas celebridades da música, cinema e socialites. Assim como qualquer outro procedimento estético, o uso possui seus benefícios, mas também é necessários alguns cuidados na aplicação e contra-indicações. Confira o que é o botox e os prós e contra o uso dessa toxina na pele.

O Que É Botox

Botox é o nome popular da Toxina Butolínica tipo A. Consiste em um complexo protéico e obtido a partir de uma bactéria chamada Clostridium botulinum. Quando essa toxina é utilizada em pequenas doses, ela consegue bloquear a liberação de uma substância, a acetilcolina. Essa substância, por sua vez, é responsável por enviar mensagens elétricas do cérebro para os músculos. Quando a ação da acetilcolina é bloqueada, os músculos não recebem mensagem para se contrair.
É justamente por essa função de interferir na capacidade contração da musculatura, que o Toxina Butolínica é utilizada para processos de suavização de linhas de expressão e sinais de envelhecimento.

Tratamento

A função do botox de paralisar os músculos já é conhecida desde a década de 70, porém somente anos 90 passou a ser utilizada em tratamentos com finalidade estética, para correção de disfunções musculares ou para outros problemas médicos. Atualmente ela é mais conhecida pelo poder de suavizar marcas de envelhecimento, como rugas e linhas de expressão.
O botox é recomendado para atenuar as linhas do supercílio, testa, entre as sobrancelhas, canto da boca, órbita dos olhos (mais conhecido como "pés-de-galinha"). Também pode ser utilizado nas rugas do pescoço, corrigir asa do nariz.
A injeção com a toxina é realizada no local onde a pessoa deseja reduzir os sinais ou rugas. É utilizada uma agulha muito fina na aplicação e o local é anestesiado com uma pomada. A área tratada deve ser massageada nas primeiras horas após a aplicação para impedir que a substância se espalhe para outros músculos. É recomendado pelos médicos que o paciente permaneça em posição vertical nas primeiras horas e que não faça esforço ou atividades que exija muito fisicamente.
O resultado da aplicação pode ser notado depois de 72 horas, mas a toxina continua produzindo o efeito na região tratada durante dez ou quinze dias. O efeito pode durar de três a seis meses, dependendo de onde foi aplicado e também do organismo da pessoa.

Vantagens

Como citado anteriormente, a toxina é usada para diminuir as marcas de expressões e rugas causadas pelo tempo. Mulheres mais velhas podem utilizar como forma de rejuvenescer a pele, deixando mais lisa e ficando com uma aparência mais jovial. Também é utilizado para preenchimento dos lábios, deixando com um aspecto mais "carnudo". Muitas mulheres recorrem ao método para conquistar um visual semelhante ao de famosas atrizes, como Angelina Jolie ou Megan Fox.antes-depois-botox

Cuidados

Além dos cuidados já citados, como a massagem no local tratado nas primeiras horas, e de permanecer na posição vertical, é recomendado o uso de uma bolsa de gelo antes e depois da aplicação, pois ajuda a evitar hematomas.
Para a aplicação, procure uma clínica de estética especializada na aplicação e um médico que tenha experiência. O indicado é buscar indicações com quem já realizou o procedimento antes. Além disso, há algumas contra-indicações. O botox não é recomendado para: mulheres grávidas ou que estejam amamentando; pessoas com doenças neuromusculares. indivíduos que sejam hipersensíveis à toxina butolínica; pacientes que estão tomando antibióticos; pacientes com infecção com inflamação no local a ser tratado.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você.
Gostou da matéria? Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.