Saúde

Blecaute Alcoólico – Perigos

Blecaute Alcoólico acontece depois de beber muito durante a noite e que costuma uma amnésia temporária ou duradoura, um descontrole do próprio cérebro e do corpo. A amnésia ocorre quando o cérebro fica incapaz de registrar os eventos transcorridos durante a bebedeira

Blecaute Alcoólico – Perigos

Perigos do Blecaute Alcoólico

A amnésia causada pelo excesso de álcool causa a amnésia porque circuitos do hipocampo, área do cérebro que tem papel crucial em consolidar as memórias do nosso cotidiano, são inibidos pelo álcool. Desta maneira ocorrem falhas no sistema de registro cerebral. Existem dois tipos de blecautes o fragmentado e o blecaute total, ou “en bloc”. O fragmentado é quando a pessoa guarda pequenos pedaços dispersos de memória. E esquece de detalhes e acontecimentos enquanto esteve embriagado. Pode se lembrar de ter bebido, mas esquece quem pagou a conta, por exemplo. Os especialistas afirmam que é possível lembrar alguns detalhes depois de se esforçar a memória. O tipo blecaute total, ou “en bloc” se caracteriza por ser uma amnésia bem severa que abrange um período de diversas horas. Em geral é difícil lembrar o que aconteceu, porque essa informação não chegou a ser registrada pelo cérebro. Blecautes fragmentados são muito comuns, especialmente entre jovens consumidores de álcool, segundo estudos. “Entre 30% e 50% dos jovens adultos que bebem de fato relatam ter tido alguma experiência com blecaute relacionado ao consumo de álcool”, diz Kate Carey, professora de ciências sociais e comportamentais na Universidade Brown, nos EUA.

Blecaute Alcoólico – Perigos

Esse efeito entra em ação quando a concentração de álcool no sangue sobe abruptamente e alcança níveis elevados. Normalmente quando se bebe muito álcool em pouco tempo ou quando se bebe de estômago vazio. As mulheres são mais vulneráveis porque costumam beber com o estômago vazio diferente dos homens. E também  tendem a ingerir bebidas com maior concentração de álcool do que cerveja, como drinques, shots e vinho. Um dos fatores que contribuem também é em relação ao peso já que as mulheres pesam menos e tem menos água no corpo, o que leva o nível de álcool no sangue a subir mais rapidamente. Pode não haver sinais visíveis de que a pessoa esteja em blecaute alcoólico, mas é comum ficarem distraídas e incapazes de dar continuidade a uma conversa, por exemplo. É possível que a pessoa esteja acordada e ativa, mas que não vá lembrar das coisas posteriormente.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? A constância de blecautes pode indicar que a pessoa tem um problema de saúde grave com a bebida! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.