Saúde

Biotina Vitamina – Benefícios e Onde Encontrar

Biotina Vitamina do complexo B também conhecida como vitamina B7 e vitamina H, ela é uma vitamina hidrossolúvel e a sua produção se dá no intestino pelas bactérias por meio da alimentação. Da mesma maneira que as outras vitaminas do complexo B, a biotina está ligada ao metabolismo das gorduras, carboidratos e proteínas. Ela é muito importante para a saúde da pele, unhas e cabelos. 

Biotina vitamina- Benefícios  Onde Encontrar

Benefícios  da Vitamina Biotina

A biotina é fundamental para o bom funcionamento das células em nosso corpo e o seu  funcionamento é parecido de uma enzima, metabolizando as gorduras, os açúcares e as proteínas. A falta de biotina pode causar retardo no desenvolvimento, alterações da visão e da audição, dermatites e alterações no couro cabeludo.

Abaixo compartilhamos alguns benefícios da biotina:

Pele: A biotina é muito importante para a pele, porque ela auxilia no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras o que melhora a saúde da pele. A falta da biotina pode deixar  a pele seca, escamosa e com vermelhidão em volta da boca e nariz. 

Cabelo: A falta da biotina no organismo pode causar a queda de cabelos e também enfraquecer os fios. Não esta bem estabelecida a relação entre o nutriente e os cabelos, entretanto alguns especialistas acham que a biotina tem relação com a produção de queratina, proteína que compõe o cabelo. 

Unhas: As unhas ficam fracas com a baixa de biotina no organismo e alguns especialistas dizem que isto ocorre porque o nutriente tem relação com a produção de queratina que alem de compor os cabelos também é fundamental para compor nossas unhas. 

Absorção de nutrientes: A biotina, com as outras vitaminas do complexo B, auxilia no metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas, ajudando o corpo a absorvê-los da melhor maneira. 

Diabetes: Ainda esta em estudo,  mas como a biotina auxilia na metabolização dos carboidratos a biotina pode ser importante para diabéticos. Entretanto os estudos ainda estão sendo feitos.

Onde Encontrar a Biotina

Algumas pesquisas sugerem que 30mcg por dia é uma quantidade apropriada para ser consumida por um adulto.

Biotina - Benefícios e Onde Encontrar

Abaixo compartilhamos alguns alimentos ricos em Biotina:

– Um dos alimentos com maior quantidade de  biotina é o fígado de vitela. Ela ainda é uma fonte rica em ferro e zinco, o tipo de carne repleta de nutrientes e perfeita para quem sofre de anemia. Deve ser consumida com moderação,1 vez por semana, para se aproveitar de todos os seus benefícios.

– O ovo é uma importante fonte de biotina, sendo na gema que se concentra a porcentagem mais alta deste nutriente. Pode ser consumida de muitas formas, mas o aconselhável são aquelas mais saudáveis como cozinhar ovos duros, ovos cozidos e incluir em pratos como saladas.

Biotina - Benefícios


– Peixes os indicados são os azuis  que contribuem com os maiores níveis de biotina. Para aumentar o consumo desta vitamina em sua dieta inclua o atum, salmão, sardinhas, arenque ou truta.

– Couve-flor é a verdura onde se encontra mais quantidade de biotina. Um alimento muito versátil por ser uma opção muito saudável devido ao seu alto teor de água e seu baixo teor calórico.

– Frutos secos e principalmente as nozes são também alimentos ricos em biotina. Um grupo alimentar muito rico em ácidos graxos, por isso só é recomendável incluir na dieta do dia a dia apenas uma pequena porção.

– As frutas mais ricas em biotina são os morangos, as framboesas e as bananas. Todas são muito saudáveis e podem ser consumidas sozinhas ou incluídas em suas sobremesas favoritas.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Biotina faz parte do complexo B e é muito importante para nossa saúde!! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.