Saúde

Benefícios do Chocolate Para a Saúde – Prós e Contras

beneficios-do-chocolatePara viver bem, é indicado por todos os médicos que a pessoa tenha uma dieta balanceada e saudável, pois isso ajuda o organismo a ter um bom funcionamento, e alguns alimentos são capazes até de prevenir e combater doenças, dependendo dos nutrientes que carregam. O chocolate não é recomendado nessas dietas, e geralmente não são vistos como prejudiciais, devido ao teor de açúcar, gorduras e calorias que possui. No entanto, vários estudos já indicaram que o chocolate faz sim bem para a saúde, mas claro que precisa ser ingerido em pequena quantidade, para que esses benefícios não sejam convertidos em aumento de peso, de glicose no sangue e etc.
Na verdade, o benefício do chocolate se encontra especificamente no cacau, então quando mais cacau o chocolate tiver, melhor ele é para a saúde. Para saber os tipos mais recomendados, basta levar em consideração que quanto maior a quantidade de cacau, menor o açúcar. Logo, os chocolates com sabor mais amargo são os que fazem bem para a saúde. Conheça alguns benefícios e algumas contra-indicações do consumo desse alimento.

Prós

O cacau, presente no chocolate, possui moléculas chamadas procianidinas, que atuam como antioxidantes e servem para proteger as células contra degenerações e aparecimento de tumor no intestino. Ou seja, o chocolate ajuda a prevenir o câncer intestinal.
Quando o chocolate é do tipo amargo, ele faz bem para a saúde arterial, pois diminui a tendência de coagulação das plaquetas e obstrução dos vasos sanguíneos. Ajuda também a diminuir os níveis do colesterol ruim (LDL) no sangue e faz bem para a saúde do coração também.
O chocolate amargo também é capaz de outros benefícios, como diminuir os danos cerebrais após um acidente cerebral, pois um composto chamado epicatequina ajuda a proteger as células do sistema nervoso. Também ajuda a prevenir a hipertensão na gestação, e é indicado que as mulheres gestantes consumam o alimento pelo menos cinco vezes por semana.
chocolare-beneficios-saude
Conhecido pela sensação de prazer que proporciona ao consumidor, o chocolate pode ser um analgésico natural justamente por essa sensação. Além disso, possui poder hidratante e combate os radicais livres, combatendo assim a oxidação das células e beneficiando a beleza.

Contras

Os contras do chocolate são justamente o índice de açúcar que ele apresenta, além da gordura e calorias. O chocolate ao leite, por exemplo, possui as três substâncias, enquanto o diet é isento de açúcar, mas possui um valor muito alto de calorias. O ideal é sempre verificar os valores nutricionais antes de consumir, para adaptar o alimento de acordo com a sua dieta. Mas, a dica mais importante é sempre consumir o alimento com moderação, evitando assim que ele no lugar de agir como um benefício, atue como um vilão para o corpo.

Big1News, trazendo o melhor para você. Não se esqueça de deixar o seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.