Saúde

Bebê de Olhos Tortos e Estrabismo – Causas

Bebê Com Olhos Tortos  até os sete meses de idade, é considerado comum que eles tenham o olhar torto ou que fique torto algumas vezes. Isso ocorre porque os olhos estão em uma fase de desenvolvimento muito acelerado da visão. A maioria das crianças nascem com os olhos tortos e até os quatro meses esse leve estrabismo se acerta e os olhos se endireitam. Entretanto, em alguns casos, o olhar torto pode ser sinal de algum problema e devem ser relatadas ao médico pediatra e tratada se for necessário.

Bebê de Olhos Tortos e Estrabismo – Causas

Causas Bebê de Olhos Tortos e Estrabismo  

Nesta fase de crescimento do bebê acontece a visão binocular onde ambos os olhos capturam a imagem de forma isolada e começam a compartilhar a informação entre si em um nível neurológico. É o começo da formação da capacidade de ver em 3D.  Assim a criança pode perceber profundidade. Portanto, se o seu bebê for um pouco vesgo  nos primeiros meses de vida não significa que ele continuará assim quando adulto.

Bebê de Olhos Tortos e Estrabismo – Causas

A primeira consulta com o oftalmologista deve ser feita aos três meses de idade. O médico será capaz de reconhecer e tratar possíveis doenças, inclusive o estrabismo. Após os primeiros sete meses, o bebê deve passar por consulta novamente. Após esta consulta o bebe deve retornar para avaliação, ao menos, uma vez por ano. O estrabismo é um desalinhamento dos olhos e acontece de 3 maneiras: convergente, quando os olhos se viram para dentro; divergente, quando se viram para fora; e o vertical, quando os olhos somem para debaixo das pálpebras.Caso o desvio não for corrigido naturalmente até os quatro meses de idade, é recomendado buscar ajuda médica.

Compartilhamos abaixo alguns problemas que afetam os olhinhos dos bebês são:

-prematuridade;

-diabetes;

-histórico familiar;

-doenças metabólicas;

-hipermetropia;

-além do estrabismo em si.

O tratamento para estrabismo é normalmente muito parecido para as causas de olhos tortos. O uso de óculos e a realização de exercícios fisioterápicos são suficientes para endireitar o olhar.  A cirurgia é indicada somente em casos mais extremos e, mesmo assim, é realizada de forma bem simples e tem uma recuperação bem rápida. O tratamento pode ser feito com a injeção da toxina botulínica no músculo extra ocular. O objetivo é ajustar o paralelismo dos olhos. Caso seja causada por alguma condição de saúde, como o diabetes, o fator que originou o problema também deve ser tratado paralelamente de acordo com indicação médica.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Os olhinhos tortos do bebê pode ter uma causa simples, mas precisa ser acompanhado por um pediatra! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.