X
    Categorias Saúde

Bebê de Olhos Tortos e Estrabismo – Causas

Bebê Com Olhos Tortos  até os sete meses de idade, é considerado comum que eles tenham o olhar torto ou que fique torto algumas vezes. Isso ocorre porque os olhos estão em uma fase de desenvolvimento muito acelerado da visão. A maioria das crianças nascem com os olhos tortos e até os quatro meses esse leve estrabismo se acerta e os olhos se endireitam. Entretanto, em alguns casos, o olhar torto pode ser sinal de algum problema e devem ser relatadas ao médico pediatra e tratada se for necessário.

Causas Bebê de Olhos Tortos e Estrabismo

Nesta fase de crescimento do bebê acontece a visão binocular onde ambos os olhos capturam a imagem de forma isolada e começam a compartilhar a informação entre si em um nível neurológico. É o começo da formação da capacidade de ver em 3D.  Assim a criança pode perceber profundidade. Portanto, se o seu bebê for um pouco vesgo  nos primeiros meses de vida não significa que ele continuará assim quando adulto.

A primeira consulta com o oftalmologista deve ser feita aos três meses de idade. O médico será capaz de reconhecer e tratar possíveis doenças, inclusive o estrabismo. Após os primeiros sete meses, o bebê deve passar por consulta novamente. Após esta consulta o bebe deve retornar para avaliação, ao menos, uma vez por ano. O estrabismo é um desalinhamento dos olhos e acontece de 3 maneiras: convergente, quando os olhos se viram para dentro; divergente, quando se viram para fora; e o vertical, quando os olhos somem para debaixo das pálpebras.Caso o desvio não for corrigido naturalmente até os quatro meses de idade, é recomendado buscar ajuda médica.

Compartilhamos abaixo alguns problemas que afetam os olhinhos dos bebês são:

-prematuridade;

-diabetes;

-histórico familiar;

-doenças metabólicas;

-hipermetropia;

-além do estrabismo em si.

O tratamento para estrabismo é normalmente muito parecido para as causas de olhos tortos. O uso de óculos e a realização de exercícios fisioterápicos são suficientes para endireitar o olhar.  A cirurgia é indicada somente em casos mais extremos e, mesmo assim, é realizada de forma bem simples e tem uma recuperação bem rápida. O tratamento pode ser feito com a injeção da toxina botulínica no músculo extra ocular. O objetivo é ajustar o paralelismo dos olhos. Caso seja causada por alguma condição de saúde, como o diabetes, o fator que originou o problema também deve ser tratado paralelamente de acordo com indicação médica.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Os olhinhos tortos do bebê pode ter uma causa simples, mas precisa ser acompanhado por um pediatra! Deixe seu comentário.

Comente Via FaceBook

Comentários

Walkyria Pimpão:
On