X

Banhos e Massagens Terapêuticas – Benefícios e Dicas

Muitas pessoas buscam meios de tratamentos alternativos para fugir do stress do dia a dia, ou até como forma de tratar alguma dor ou enfermidade. Banhos terapêuticos, massagens, entre outros serviços, são oferecidos por SPA ou centros de tratamentos especializados. Saiba quais são os benefícios que esses tratamentos trazem para a saúde, e algumas dicas de como preparar o seu próprio banho terapêutico em casa.

Benefícios

Banho com Cromoterapia: A técnica da Cromoterapia, utiliza o poder terapêutico das cores. As cores quando usadas de forma correta, têm influência sobre o estado físico, mental e emocional do ser humano. Essa técnica é indicada para distúrbios de insônia, ansiedade, dores, asma ou stress.

Banho Aromatizante: Esse tipo de banho pode ser energizante, revitalizante e tranquilizante, sendo que a diferença entre eles está no aroma que é utilizado. Para energizar são utilizados óleos como de eucalipto ou ylang-ylang. Na revitalização, os aromas são laranja, limão da pérsia, ou alecrim. Para tranquilizar, são utilizados lavanda, erva doce, ou capim cidreira.

Banho de Chocolate: O banho de chocolate é indicado tanto para os adultos, como para as crianças. É recomendado para quem busca estimular a alegria ou a sensualidade. Além disso, o tratamento hidrata a pele ressecada ou envelhecida.

Banho com Talassoterapia: Esse banho acelera a eliminação de toxinas e o metabolismo das células. Estimula também a circulação sanguínea e é utilizado paralelamente aos tratamentos de celulite, gordura localizada, anti-fadiga e anti-stress.

Candle Massage: A técnica utiliza ceras vegetais naturais, atóxicas e próprias para esse tipo de masagem. Consiste em um fio quente de cera que vai escorrendo pelo corpo, ajudando no processo de relaxamento e aquecimento do corpo, dando a sensação de conforto físico, amenizando o stress, o cansaço e as dores, através da temperatura, leve pressão dos movimentos sobre o corpo e do aroma utilizado nas velas.

Massagem Relaxante: É utilizada para acalmar tanto o corpo, quanto a mente, pois alivia o stress e as dores. As manobras usadas nesse tipo de massagem são amassamento, deslizamento e percussões. Além disso, essa terapia ajuda a melhorar a circulação sanguínea, aumentar o fluxo de nutrientes, aliviar as dores e facilitar a atividade muscular.

Dicas

É possível preparar alguns banhos com propriedades terapêuticas em casa, porém é necessário ter uma banheira para isso. Alguns são recomendados até para os bebês.

Banho Calmante: Indicado tanto para adultos, quanto para bebês, esse banho ajuda a acalmar e a ter uma noite de sono mais tranquila. Ele utiliza óleo essencial de lavanda, que é um calmante e sedativo natural. Por também ser um antiviral, ele ajuda na renovação das células, relaxamento dos músculos e combate infecções.
Para fazer esse banho calmante, é necessário colocar água com temperatura entre 37°C e 40°C
em uma banheira, e depois acrescentar uma colher de sopa de óleo vegetal de amêndoas doce, com quatro gotas de óleo essencial de lavanda. Se for utilizar o banho terapêutico para o bebê, deve diluir óleo essencial em óleo vegetal antes de utilizar, pois a pele da criança é mais sensível.

Banho Revigorante: Esse banho é indicado para ser feito após as atividades físicas, pois ajuda na recuperação muscular e relaxamento. Para fazê-lo, é necessário duas colheres de chá de folhas de louro picadas, uma colher de chá de alecrim, cinco gotas de óleo essencial de capim limão.

Big1News, trazendo o melhor para você. Não se esqueça de deixar o seu comentário.

Comente Via FaceBook

Comentários

Grace:
On