Saúde

Banheiros Para Idosos – Dicas de Como montar

Banheiros para idosos é sempre uma preocupação com a segurança do nosso ente querido. São mais frágeis e um simples escorregão pode causar muitos problemas a sua saúde. O banheiro com suas pias, vasos sanitários, chuveiro se torna perigoso quando seu piso se torna escorregadio muitas vezes apenas por utilizar o chuveiro na hora do banho.

banheiros para idosos

Dicas de Como Montar Banheiros Para Idosos

Para garantir a segurança no banheiro para idosos é necessário que o banheiro sofra algumas adaptações para auxiliar seu deslocamento já que eles possuem limitações de visão e equilíbrio e qualquer queda pode provocar fraturas e outros ferimentos difíceis de curar.

Abaixo algumas dicas para montar banheiro para idosos:

banheiro seguro

Local Espaçoso: Para que possa ser feita algumas adaptações adequadamente é importante que o local escolhido para construção seja espaçoso. Tendo um espaço maior fica mais fácil a locomoção para o idoso. Os dispositivos indispensáveis como barra de segurança são grandes e tomam um bom espaço do banheiro. Além disso, lugares apertados pode comprometer muito a segurança do idoso fazendo com que esbarre em quinas ou objetos que podem provocar quedas ou machucados. Por isso o espaço é tão importante, no caso de pretender fazer apenas uma adaptação, faça isto no banheiro mais espaçoso de sua casa de maneira a fazer as instalações necessárias.

banheiro espaço

Sistema de Alerta: O sistema de alerta é uma opção que vale a pena ser avaliada. Se o idoso costuma usar o banheiro sozinho ele pode ser de grande auxilio caso acontece algum problema e através do sistema de alerta ele pode solicitar socorro. Existem várias opções que vão desde um simples rádio ou até o alarme básico que dispara um sinal para a parte de fora do banheiro.

banheiro alerta

Porta do banheiro: A porta do banheiro deve ser fácil de abrir. Em caso de uma emergência ela precisa abrir facilmente para que entre o socorro, como também deve deixar com que duas pessoas passem tranquilamente e com segurança na hora da saída. Nunca deixe trincos, chaves ou trancas do lado de dentro do banheiro.

banheiro porta

Barras de Segurança: O item mais importante para que o idoso tenha segurança no banheiro. Para fazer a instalação devem-se visualizar os pontos chaves onde o usuário necessite de maior firmeza e assim evitar acidentes que acontecem pela fragilidade de suas pernas ou por quedas repentinas de pressão arterial. Elas devem ser colocadas no box do chuveiro e ao lado dos sanitários. Se o banheiro for bem espaçoso é indicado colocar as barras nas paredes onde o idoso deverá passar para alcançar o chuveiro ou vaso sanitário.

banheiro barras

Piso antiderrapante: Um bom piso antiderrapante é indispensável no box ou no chão do banheiro é o item indispensável para total segurança do idoso. Existem no mercado várias opções de pisos que ao serem molhados não ficam escorregadio bem como produtos que ao serem passados no piso faz com que ele se torne antiderrapante.

banheiro antiderrapante

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Crie o ambiente ideal para a segurança de seus amados! Os idosos necessitam de carinho e cuidados! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.