Saúde e Beleza

Babosa – Benefícios e Como Usar

Babosa também conhecida Aloe vera e está em quase todas as  fórmulas de shampoos, condicionadores, loções pós-sol, hidratantes etc. A babosa é sobretudo uma planta medicinal e que cresce em todo lugar da região nordeste do Brasil e seu tamanho pode alcançar um metro de altura.

Babosa Benefícios e Como Usar

Benefícios da Babosa

A babosa ficou conhecida como a planta da beleza porque ela possui 18 aminoácidos essenciais para a  formação da proteína. A babosa é rica em vitamina A, C, E, B1, B2, B3, B6, B12 e B13. Com  propriedades hidratantes, com ação regeneradora, desintoxicante e revigorante.

Abaixo alguns benefícios da Babosa:

Para Pele: A babosa é muito usada em vários produtos cosméticos que podem ser aplicado quando houver queimaduras de sol ou quando estiver com espinhas. Consumida em forma de suco auxilia a matar as bactérias e seca a espinha. A babosa ajuda no rejuvenescimento da pele e diminui o envelhecimento e as rugas. Ela pode ser aplicada em diversos cortes, queimaduras, feridas e irritações da pele. A babosa ainda pode ser usada sobre a pele antes da exposição ao sol, porque ajuda a prevenir os efeitos nocivos dos seus raios.

Babosa - Benefícios e Como Usar

Para o Cabelo: A babosa é muito usada para aumentar o crescimento dos cabelos.  O gel da babosa pode ser aplicado em áreas calvas para favorecer a recuperação do cabelo perdido.  As enzimas proteolíticas ajudam na remoção de pele morta do couro cabeludo, permitindo, assim, os nutrientes entrar ela evita a secura e ainda ajuda no condicionamento do couro cabeludo. A Composição do extrato da babosa é semelhante à queratina, que é o bloco de construção do cabelo e os seus muitos aminoácidos ajudam a nutrir e manter a qualidade do cabelo e o crescimento.

Babosa - Benefícios cabelo

Para a Digestão:  O suco de babosa e seu gel ajudam a eliminar as toxinas do corpo, pois tem laxativas que ajudam contra a prisão de ventre. Ela também  pode  impedir muitos distúrbios gastrointestinais e neutraliza o ácido alcalino do corpo, dessa forma ela é muito útil contra úlceras do estômago e outros problemas relacionados.

Babosa - Benefícios suco

Para a Pressão Arterial: A babosa auxilia na dilatação dos capilares, aumentando a circulação proporcionando um fluxo adequado de sangue. Adaptogen é um composto da babosa combate e reduz o estresse ela também  é uma rica fonte de Vitamina C que fortalece as artérias e veias.

Babosa - Benefícios  saúde

Para a Diabetes: Por ser uma fonte de anti-oxidante a babosa ajuda no controle do nível de açúcar no organismo. O suco de Aloe Vera ajuda limitando absorção de insulina no corpo. Com o seu elevado teor de fibras e com a presença de polissacáridos e glicoproteínas permite uma melhor utilização da glicose pelo organismo.

Babosa Benefícios e

Para o Colesterol: Justamente por ser uma boa fonte de antioxidantes a babosa muito útil contra o colesterol e vários problemas relacionados ao coração. A superóxido-dismutase que é um antioxidante encontrado na babosa ajuda na proteção contra a oxidação por radicais livres. Os antioxidantes reduzem o acúmulo de colesterol nas paredes das artérias.

Babosa - Benefícios  colesterol

Propriedades anti-inflamatórias: Os ácidos gordos contidos na babosa  ajudam no combate à inflamação em várias partes do corpo. O gel de babosa ou seu extrato de folha pode ser aplicado diretamente sobre os tecidos, cortes e feridas. A babosa atua como um agente anti-inflamatório, uma vez que é uma fonte de ácido salicílico e salicilatos.

Babosa - Benefícios  anti

A babosa ainda auxilia nos seguintes problemas:

– respiratórios, tais como a gripe, tosse, bronquite e herpes;

– Como suco a babosa é benéfica para a saúde da boca fortalecendo os dentes e gengivas;

– Fortalece a imunidade porque é rica em vários aminoácidos e minerais, tais como zinco, cálcio, manganês, cobre e ferro;

– Equilibra equilibra a produção de ácido em excesso no corpo e normaliza nível de pH do sangue.

Como Usar a Babosa

“Quatro são os alimentos que são indispensáveis para o bem-estar do homem: O trigo, a uva, a oliva e a aloe vera. O primeiro alimenta, o segundo levanta seu ânimo, o terceiro o coloca em harmonia e o quarto o cura.”  Dizia Cristóvão Colombo (1451-1506). Naquela época os poderes da babosa já eram conhecidos.

Abaixo compartilhamos como usar a babosa:

No Tratamento de queimaduras leves e queimaduras solares: Como o gel tem efeito refrescante, hidratante e cicatrizante, abra uma folha e esfregue o interior sobre a pele para alívio imediato.

Alívio nas picadas de insetos: Por seus efeitos anti-inflamatórios e refrescantes da babosa alivia  a coceira de picadas de insetos.

Massagem relaxante: Passe a parte interna da folha de babosa sobre o corpo antes do banho.

Esfoliação nos pés: Misture meia xícara de farinha de aveia, meia xícara de farinha de milho, quatro colheres de sopa de gel de Aloe vera e meia xícara de loção corporal sem cheiro. Basta massagear os pés com a mistura e depois enxaguar.

Alívio para bolhas: Passe um pouco do gel de babosa sobre bolhas que se formaram nos pés e terá um alívio e uma cicatrização bem mais rápidos.

Prevenção de cicatrizes e estrias: Use o gel de babosa em áreas do corpo mais propensas a isso, como pernas, barriga, glúteos.

Tratamento de verrugas: Em alguns casos o uso do gel de babosa ajuda a diminuir a verruga.

Remoção de maquiagem: Aplique um pouco do gel no rosto, mas tome muito cuidado com os olhos e depois enxague.

Alívio nos sintomas da asma: Ferva um pouco de água com o gel da babosa em uma panela e respire o vapor para aliviar os sintomas da asma.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria. A babosa pode ser usada de varias maneiras tanto para saúde como para a beleza! Deixe seu comentário

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.