Babosa – Benefícios e Como Usar
Babosa também conhecida Aloe vera e está em quase todas as fórmulas de shampoos, condicionadores, loções pós-sol, hidratantes etc. A babosa é sobretudo uma planta medicinal e que cresce em todo lugar da região nordeste do Brasil e seu tamanho pode alcançar um metro de altura.
Benefícios da Babosa
A babosa ficou conhecida como a planta da beleza porque ela possui 18 aminoácidos essenciais para a formação da proteína. A babosa é rica em vitamina A, C, E, B1, B2, B3, B6, B12 e B13. Com propriedades hidratantes, com ação regeneradora, desintoxicante e revigorante.
Abaixo alguns benefícios da Babosa:
Para Pele: A babosa é muito usada em vários produtos cosméticos que podem ser aplicado quando houver queimaduras de sol ou quando estiver com espinhas. Consumida em forma de suco auxilia a matar as bactérias e seca a espinha. A babosa ajuda no rejuvenescimento da pele e diminui o envelhecimento e as rugas. Ela pode ser aplicada em diversos cortes, queimaduras, feridas e irritações da pele. A babosa ainda pode ser usada sobre a pele antes da exposição ao sol, porque ajuda a prevenir os efeitos nocivos dos seus raios.
Para o Cabelo: A babosa é muito usada para aumentar o crescimento dos cabelos. O gel da babosa pode ser aplicado em áreas calvas para favorecer a recuperação do cabelo perdido. As enzimas proteolíticas ajudam na remoção de pele morta do couro cabeludo, permitindo, assim, os nutrientes entrar ela evita a secura e ainda ajuda no condicionamento do couro cabeludo. A Composição do extrato da babosa é semelhante à queratina, que é o bloco de construção do cabelo e os seus muitos aminoácidos ajudam a nutrir e manter a qualidade do cabelo e o crescimento.
Para a Digestão: O suco de babosa e seu gel ajudam a eliminar as toxinas do corpo, pois tem laxativas que ajudam contra a prisão de ventre. Ela também pode impedir muitos distúrbios gastrointestinais e neutraliza o ácido alcalino do corpo, dessa forma ela é muito útil contra úlceras do estômago e outros problemas relacionados.
Para a Pressão Arterial: A babosa auxilia na dilatação dos capilares, aumentando a circulação proporcionando um fluxo adequado de sangue. Adaptogen é um composto da babosa combate e reduz o estresse ela também é uma rica fonte de Vitamina C que fortalece as artérias e veias.
Para a Diabetes: Por ser uma fonte de anti-oxidante a babosa ajuda no controle do nível de açúcar no organismo. O suco de Aloe Vera ajuda limitando absorção de insulina no corpo. Com o seu elevado teor de fibras e com a presença de polissacáridos e glicoproteínas permite uma melhor utilização da glicose pelo organismo.
Para o Colesterol: Justamente por ser uma boa fonte de antioxidantes a babosa muito útil contra o colesterol e vários problemas relacionados ao coração. A superóxido-dismutase que é um antioxidante encontrado na babosa ajuda na proteção contra a oxidação por radicais livres. Os antioxidantes reduzem o acúmulo de colesterol nas paredes das artérias.
Propriedades anti-inflamatórias: Os ácidos gordos contidos na babosa ajudam no combate à inflamação em várias partes do corpo. O gel de babosa ou seu extrato de folha pode ser aplicado diretamente sobre os tecidos, cortes e feridas. A babosa atua como um agente anti-inflamatório, uma vez que é uma fonte de ácido salicílico e salicilatos.
A babosa ainda auxilia nos seguintes problemas:
– respiratórios, tais como a gripe, tosse, bronquite e herpes;
– Como suco a babosa é benéfica para a saúde da boca fortalecendo os dentes e gengivas;
– Fortalece a imunidade porque é rica em vários aminoácidos e minerais, tais como zinco, cálcio, manganês, cobre e ferro;
– Equilibra equilibra a produção de ácido em excesso no corpo e normaliza nível de pH do sangue.
Como Usar a Babosa
“Quatro são os alimentos que são indispensáveis para o bem-estar do homem: O trigo, a uva, a oliva e a aloe vera. O primeiro alimenta, o segundo levanta seu ânimo, o terceiro o coloca em harmonia e o quarto o cura.” Dizia Cristóvão Colombo (1451-1506). Naquela época os poderes da babosa já eram conhecidos.
Abaixo compartilhamos como usar a babosa:
No Tratamento de queimaduras leves e queimaduras solares: Como o gel tem efeito refrescante, hidratante e cicatrizante, abra uma folha e esfregue o interior sobre a pele para alívio imediato.
Alívio nas picadas de insetos: Por seus efeitos anti-inflamatórios e refrescantes da babosa alivia a coceira de picadas de insetos.
Massagem relaxante: Passe a parte interna da folha de babosa sobre o corpo antes do banho.
Esfoliação nos pés: Misture meia xícara de farinha de aveia, meia xícara de farinha de milho, quatro colheres de sopa de gel de Aloe vera e meia xícara de loção corporal sem cheiro. Basta massagear os pés com a mistura e depois enxaguar.
Alívio para bolhas: Passe um pouco do gel de babosa sobre bolhas que se formaram nos pés e terá um alívio e uma cicatrização bem mais rápidos.
Prevenção de cicatrizes e estrias: Use o gel de babosa em áreas do corpo mais propensas a isso, como pernas, barriga, glúteos.
Tratamento de verrugas: Em alguns casos o uso do gel de babosa ajuda a diminuir a verruga.
Remoção de maquiagem: Aplique um pouco do gel no rosto, mas tome muito cuidado com os olhos e depois enxague.
Alívio nos sintomas da asma: Ferva um pouco de água com o gel da babosa em uma panela e respire o vapor para aliviar os sintomas da asma.
Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria. A babosa pode ser usada de varias maneiras tanto para saúde como para a beleza! Deixe seu comentário
Seja o primeiro a comentar!