Educação

Quando E Onde Foi Assinado O Tratado De Tordesilhas? Confira.

 

QUANDO E ONDE FOI ASSINADO O TRATADO DE TORDESILHAS? CONFIRA O PROPÓSITO, OS TERMOS E AS CONSEQÜÊNCIAS DESSE TRATADO.

 

Quando e onde foi assinado o tratado de Tordesilhas2. Confira o propósito, os termos e as conseqüências desse tratado.

 

O Tratado de Tordesilhas foi uma forma de evitar conflitos entre Portugal e Espanha, por conta das descobertas de novas terras. Assinado no povoado de Tordesilhas em 07 de junho de 1494, o tratado pois fim a discussões entre o Reino de Portugal e o então recém constituído Reino da Espanha na divisão das terras encontradas e também por aquelas a serem descobertas fora do perímetro Europeu. O tratado foi elaborado devido a protestos da Coroa de Portugal às aspirações da Coroa da Espanha, em decorrência da viagem de Cristovão Colombo, as novas terras denominadas de Novo Mundo, onde este reclamou oficialmente para a Rainha Isabel I de Castela.

Propósito do Tratado

A demarcação definida no tratado de Tordesilhas tinha como orientação o meridiano (linha imaginária) a 370 léguas (1.770 km) a oeste da ilha de Santo Antão no arquipélago de Cabo Verde. Essa linha tinha como localização a metade do caminho entre estas ilhas (então portuguesas) e as ilhas das Caraíbas encontradas por Cristovão Colombo, que no tratado foi mencionado como Cipango e Antillia, sendo assim os limites exposto: A leste do meridiano o território pertenceria a Portugal e a região do lado oeste, à Espanha.

Os Termos do Tratado de Tordesilhas

 

Quando e onde foi assinado o tratado de Tordesilhas. Confira o propósito, os termos e as conseqüências desse tratado.

 

No crescimento da Espanha na busca por novas terras, a situação na concorrência com os portugueses ficou acirrada. Assim, para evitar conflitos de dimensões incalculáveis, o papa Alexandre VI foi convidado para intermediar nas negociações dos limites das explorações coloniais entre às coroas, já que Portugal procurava satisfazer o seu monopólio na costa da África, enquanto a Espanha estava preocupada em mostrar ser legítima nas explorações em terras localizadas a oeste.

Quando e onde foi assinado o tratado de Tordesilhas1. Confira o propósito, os termos e as conseqüências desse tratado.Dadas as devidas proporções, em 04 de maio de 1493 o papa editou a Bula Inter Coetera, que estabelecia uma linha imaginária a 100 léguas da Ilha de Açores. Destarte, no ano que estava por vir, o rei de Portugal Dom João II em desacordo com as regras estabelecidas, determinou que a tal Bula fosse revisada em razão de não satisfazer os interesses lusitanos. Considerando o descontentamento do rei Dom João II, provocando mudança de idéia com relação a demarcação, acredita-se haver forte indicação de que a cora portuguesa tinha ciência de outras novas terras situadas na porção sul do jovem continente descoberto por espanhóis.

Assim, objetivando esquivar-se de um possível conflito militar, a coroa espanhola aceita novos acordos mediante a presença do papa. Portanto, limites foram revistos e redigidos no Tratado de Tordesilhas que foi rubricado em 07 de junho de 1494. Nessa nova marcação fica então estabelecida um novo traçado meridional, tendo como localização 370 léguas a oeste da ilha de Cabo Verde que: determina aos espanhóis explorarem os territórios a oeste; e os portugueses ter o controle das terras do lado leste.

As Conseqüências do Tratado de Tordesilhas

De imediato, o Tratado de Tordesilhas equilibrava os conflitos entre as coroas e continuavam as viagens em busca de Novos Mundos por Cristovão Colombo. Toda via não se tinha muito conhecimento das novas terras, que passaram a ser domesticada e explorada por Castela. Logo de início, as condições estipulada no tratado favorecia Portugal sobre o domínio das águas do Atlântico Sul, fundamental para manobras navais conhecida como volta do mar, constituída para poupar as correntes marítimas que empurrava para o norte os navios que navegassem perto da costa sudoeste da África, e colaborando para ultrapassagem do Cabo da Boa Esperança. Nos avanços dos anos, os portugueses prosseguiam no projeto de chegar às Índias, fato que foi consumado pela frota de Vasco da Gama, em sua primeira viagem nos anos de 1497-1499.

Em viagem expedicionária realizada por Pedro Álvares Cabral com destino a Índia, houve um desvio de rota que culminou em avistar a costa brasileira em abril de 1500. Isso desencadeou uma discussão sobre a descoberta, se realmente foi ocasional ou se fato já era conhecedor da coroa portuguesa de viagens anteriores, já que conforme o Tratado de Tordesilhas, uma das testemunhas portuguesas, Duarte Pacheco Pereira, uma das pessoas vinculada a uma possível descoberta a exploração americana ‘o ouro castelhano e do pau Brasil por português’, outras nações envolvidas em navegar como ‘França e Inglaterra’ entenderam estarem no direito de questionar a exclusividade de repartir o mundo entre os países ibéricos.

Desta forma, os países contrários as tratado e que tinham o domínio marítimo, atracaram suas embarcações nas cotas brasileiras promovendo o comércio informal, mantendo contato com os indígenas e fazendo aliança com eles contra os portugueses. Nesse episódio surgem os corsários, piratas e contrabando. A exemplo da França que passou a preparar expedições marítimas para o Brasil demonstrando não reconhecer o tratado. Outras nações protestaram contra, reivindicando o princípio da posse benéfico da terra para validar a exploração colonial.

Assim sendo, os portugueses se viram obrigados a ativar os organismos de controle e dominar os seus territórios. Portanto em 1530, Portugal designou Martim Afonso de Sousa para as terras brasileiras, objetivando fundar o primeiro centro de exploração colonial. Dado a enorme extensão da costa do continente, expedições inglesas e francesas buscavam terras do lado norte.

www.big1news.com.br – Trazendo o melhor para você.

Não Esqueça. Deixe o seu Comentário.

 

Print Friendly, PDF & Email
Últimas Pesquisas:
  • onde foi assinado o tratado de tordesilhas

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.