Diversos

Arruda – Benefícios e Chá

Arruda, espécie de nome Ruta graveolens, pertence à família Rutacae e ao gênero Ruta, é uma planta muito empregada na preparação de chás. Elas são normalmente cultivadas em jardins em todo o mundo, por esse motivo pode ser chamada por arruda-dos-jardins.

arruda-beneficios

Benefícios e Chá da Arruda

A arruda é indicada para mulheres que necessitam regular o ciclo menstrual porque ela estimula o útero e causa o sangramento menstrual. Entretanto a planta acaba tendo seu uso de forma indevida para fins abortivos. Mas a planta arruda traz muitos benefícios a saúde como, por exemplo, no combate à conjuntivite, para isso é necessário amolecer as folhas acrescentando água mineral e depois embeber algodões nessa água para serem aplicados sobre os olhos fechados. As folhas também podem ser fervidas antes disso, mas devem estar em temperatura ambiente.

Abaixo compartilhamos outros benefícios da arruda:

A arruda como propriedade medicinal é calmante, adstringente, antinevrálgica, analgésica, antitetânica, eliminadora de gases intestinais, antiasmática, antiespasmódica, anti-inflamatória, anti-hemorrágica, antiepilética, elimina vermes, anti-histérica, aromática, carminativa.

Muito utilizada para tratar olhos cansados e inflamações nos olhos, pneumonia, insônia, parasitas como os piolhos, feridas, sarna, varizes, vermes, prisão de ventre, etc.

O uso da arruda ainda esta relacionada com crendices e saberes populares, é usada em rezas que visam espantar espíritos ruins quando depositado em ambientes ou para combater o mau olhado quando colocado atrás da orelha. Sua utilização no preparo de chás é sua forma mais comum de utilização.

arruda-beneficios-e-cha

Abaixo compartilhamos receita de chá de arruda:

Ingredientes Necessários:

– Uma colher de sobremesa cheia de folhas de arruda;

– Água fervente.

Modo de preparar:

Colocar as folhas em uma xícara de chá;

Adicionar a água fervente e cobrir a xícara;

Deixar esfriar até atingir uma temperatura adequada para beber

Coar o chá e ele estará pronto para uso.

A Arruda além de sua utilização como planta terapêutica porque tem um aroma forte e característico é considerado um ótimo repelente, por isso ela é colocada em portas e janelas para espantar insetos.

arruda-beneficios-e-cha

Mas atenção é importante considerar que o uso contínuo do chá pode trazer riscos de problemas ao fígado e rins e a arruda é proibido para mulheres gestantes ou crianças menores de seis anos.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? A arruda tem vários benefícios para a saúde mas não deve ser consumida in natura, deve ser feito o chá! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.