Tecnologia

Aplicativo BioExplorer Com Animais Brasileiros – Gratuito

Aplicativo BioExplorer Com Animais Brasileiros foi inspirado no game Pokemon e busca animais como Lobo-guará, capivara, carcará e onça-pintada. O jogo é criação do professor daPoli- Escola Politécnica da USP professor Antônio Mauro Saraiva. Ele é coordenador do Núcleo de Pesquisa em Biodiversidade e Computação e teve a ideia de usar a mesma tecnologia do app japonês. O aplicativo BioExplorer tem o conceito da chamada educomunicação indicando como a educação digital e ao ar livre propõe uma maior interação de alunos com o objeto de estudo.

Aplicativo BioExplorer Com Animais Brasileiros – Gratuito

Gratuito Aplicativo BioExplorer Com Animais Brasileiros

O objetivo do jogo BioExplores é estimular crianças e adolescentes a interagir e conhecer melhor a fauna do Brasil. A primeira versão do jogo, lançada no início de junho e tem apenas os quatro animais citados acima, que aparecem em um raio de 35 metros do jogador. Quando encontrada a onça-pintada, a capivara, o carcará ou o lobo-guará, eles se apresentam em áudio e texto para o usuário do aplicativo.

Aplicativo BioExplorer Com Animais Brasileiros – Gratuito

Nas informações, são abordados temas como desmatamento, extinção de espécies, mudanças climáticas e a biodiversidade dos biomas brasileiros. Um detalhe curioso do game é que o lobo-guará é uma espécie nativa originalmente do Cerrado, mas hoje pode ser encontrada em diversos trechos da Mata Atlântica. Assim que pegar todos os animais, um personagem folclórico é desbloqueado, o Saci-Pererê. “Quando eu vi a garotada procurando pokémons, quis criar algo que levasse as pessoas a aprenderem mais sobre a nossa biodiversidade com o mesmo entusiasmo. Mas não só a nossa biodiversidade, o nosso folclore também, que é muito ligado à natureza, aos rios, às matas, à fauna e flora”, explica o  professor Antônio Mauro Saraiva.

Aplicativo BioExplorer Com Animais Brasileiros – Gratuito

Para o desenvolvimento do aplicativo de educação ambiental, o Professor Saraiva teve ajuda de sete unidades da USP: além da Poli, o Instituto de Biociências, Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, Escola de Comunicações e Artes, Parque de Ciência e Tecnologia, Centro de Práticas Esportivas da USP e Superintendência de Gestão Ambiental (SGA). Foi feita ainda a parceria com as empresas 3Dvoyage e DoopaTV.  O app BioExplorer é gratuito e pode ser baixado no Google Play e IOS. O professor Saraiva já indicou que as próximas versões deverão ter mais animais e personagens do folclore brasileiro.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! Para quem gosta do game Pokemon o novo jogo BioExplorer vem com objetivo educativo e é gratuito! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.