Apendicite – Sintomas e Como Tratar
Apendicite é a inflamação do apêndice que é um pequeno órgão que fica do lado direito do abdômen e tem ligação direta com o intestino. Ao ficar inflamado é capaz de causar dores abdominais muito fortes.
Sintomas da Apendicite
Nem sempre são evidentes as causas da apendicite, entretanto existem algumas situações que podem resultar na inflamação do apêndice entre elas a obstrução por gordura ou fezes e a infecção como a gastrointestinal causada por vírus.
Nos dois casos uma bactéria presente naturalmente dentro do apêndice se multiplica rapidamente, causando a inflamação e o inchaço do apêndice, deixando-o cheio de pus. Se não for tratada imediatamente a apendicite pode causar o rompimento do apêndice normalmente chamado de apêndice supurado.
Abaixo compartilhamos os principais sintomas da apendicite:
– Diminuição de apetite;
– Dor contínua e que aumenta aos poucos, do lado direito e na parte baixa do abdômen;
– Colapso no funcionamento do intestino;
– Febre;
– Náuseas, vômitos, fadiga e apatia.
Nos casos de urgência médica os sintomas são:
– Uma dor grave, súbita ou aguda;
– Febre junto com a dor;
– Vomito ou diarreia com sangue;
– O abdome estiver duro, rígido e sensível ao toque;
– Dificuldade para evacuar, principalmente se também estiver vomitando;
– Dor no peito, pescoço ou ombros;
– Vertigem ou tontura;
– Perca de peso involuntário;
– Amarelamento dos olhos ou da pele;
– Inchaço por mais de dois dias;
– Queimação ao urinar ou se estiver urinando com mais frequência do que o normal;
– Estiver grávida ou possivelmente grávida;
– A dor piorar quando se toma antiácidos ou se alimenta.
Procure por um médico gastroenterologista, imediatamente.
Como Tratar a Apendicite
O tratamento para apendicite vai depender se ela é aguda, quando acontece de maneira inesperada ou crônica se sua progressão é lenta. O tratamento para apendicite aguda é feita com cirurgia para que o apêndice seja retirada esta cirurgia é chamada de apendicectomia. A cirurgia para apendicite é necessária e deve ser feita o mais rápido possível para evitar uma nova inflamação e que o apêndice se rompa. Caso ele se romper pode provocar complicações entre elas a sepsis, que é uma infecção grave do organismo que pode levar à morte. Uma das técnicas mais utilizadas para a cirurgia de apêndice é a laparoscopia. Com três pequenos furos esta cirurgia permite uma recuperação mais rápida e menos dolorosa. A cirurgia tradicional é feita com um corte na região direita do abdômen, para a retirada do apêndice. Após a cirurgia o período de internação pode durar de um a dois dias e a recuperação normalmente acontece por volta de quinze dias podendo chegar a trinta dias no caso de cirurgia tradicional.
A apendicite crônica deve ser tratada com o uso de analgésicos, antitérmicos, antibióticos e anti-inflamatórios. Mas pode acontecer de que os medicamentos não sejam suficientes e haja necessidade de fazer cirurgia para retirar o apêndice.
Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! Apendicite pode causar muita dor e deve ser tratada imediatamente! Deixe seu comentário.
Seja o primeiro a comentar!